Análise do jogo PowerWash Simulator


Já tinha ouvido que PowerWash Simulator era um game extremamente relaxante, mas é preciso efetivamente assumir o controle para se ter uma real dimensão da experiência proporcionada pelo título desenvolvido pela FuturLab. Neste simulador de limpeza encaramos a missão de atender ao chamado de clientes que solicitam nosso serviço para diferentes finalidades. A mecânica é simples: os trabalhos são concluídos quando toda a sujeira é retirada.

O modo carreira começa com a limpeza daquele que será o nosso meio de transporte. Trata-se de uma van azul que havia sido encontrada em um leilão e estava com um bom preço. Devido ao fato do veículo estar imundo, ele não recebeu nenhum lance, porém o motor estava perfeito, não havia sinais de ferrugem e ainda por cima contava com alguns equipamentos. Essa era a oportunidade perfeita para iniciar o nosso empreendimento e atender o primeiro cliente, alguém que havia acabado de se mudar para a cidade e precisava que o quintal de sua nova casa fosse limpo.

À medida que nosso labor se torna conhecido, recebemos pedidos para limpar veículos, residências, um parquinho infantil, o quartel dos bombeiros, uma pista de skate, uma plataforma de metrô, dentre outros. Ao avançar na campanha é necessário adquirir novos equipamentos para seguir realizando as tarefas de forma rápida e eficaz, já que os trabalhos vão se tornando complexos devido às camadas mais espessas de sujeira. Na loja conseguimos comprar lavadoras com maior potência, equipamentos e líquidos de limpeza para obter melhores resultados. Existe ainda a possibilidade de personalizar o protagonista e as lavadoras com itens cosméticos.

Quando estamos realizando os trabalhos, podemos alternar entre bocais com diferentes ângulos. O bocal branco, por exemplo, é o que consegue atingir a maior área, mas possui uma menor pressão de água. Já o bocal vermelho conta com um jato bem fino e é o mais forte de todos. Os líquidos de limpeza são muito eficientes para locais que estão bem sujos, porém eles não são infinitos como a água. Existem líquidos para diversos tipos de superfície e para utilizá-los é preciso adquirir o bocal de sabão.

Além da lavadora, temos à nossa disposição uma escada, um degrau e em alguns casos um andaime. Durante os trabalhos o personagem pode ficar de pé, agachado ou deitado no chão, permitindo que se tenha uma visão detalhada em diferentes elevações, e realizar pulos. Com o tablet é possível ver em detalhe tudo o que precisa ser feito, quanto ganharemos pelas atividades e o status de cada objetivo da fase. Quanto menor for a área, mais minucioso o jogador precisa ser no processo de limpeza, no entanto o game nunca exige uma perfeição absoluta. Para nos auxiliar, há um botão que mostra toda a sujeira presente nas fases; também conseguimos destacar algum objetivo utilizando o tablet. Embora não seja um jogo desafiador, muitas das vezes é difícil localizar os resquícios de sujeira que impedem a conclusão dos níveis.

Sempre que um novo trabalho aparece, acompanhamos as histórias de quem nos solicitou a limpeza. Apresentadas por meio de textos, as narrativas são simples e em alguns casos nos surpreendem com uma pitadinha de humor. PowerWash Simulator não entrega os gráficos mais impressionantes que você encontrará no mercado, no entanto gostei do visual. Sem contar com uma trilha sonora, o título tem efeitos sonoros discretos e satisfatórios. Com comandos de fácil assimilação, a jogabilidade é simples e funciona bem; enquanto jogava percebi apenas uma movimentação estranha do degrau e do andaime ao tentar posicioná-los pelas fases.

Além da campanha, temos os trabalhos bônus, que nos levam a encarar novos tipos de níveis (como um Rover em Marte), o jogo livre, permitindo que revisitemos fases já concluídas, e o modo desafio, que apresenta recursos ou tempo limitados para a conclusão dos serviços. PowerWash Simulator também possui uma expansão paga ambientada no universo de Bob Esponja e conteúdos extras gratuitos de Tomb Raider e Final Fantasy VII. O DLC do Bob Esponja nos convida a limpar as residências na Rua da Concha, o ônibus da Fenda do Biquíni, o Siri Cascudo, o carro-hambúrguer, o barco-móvel invisível e a casa de Sereia. O título pode ser jogado sozinho ou de forma cooperativa com um amigo na carreira, enquanto os trabalhos bônus e jogo livre permite a reunião de até seis jogadores.

Localizado em português, PowerWash Simulator está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4 e PlayStation 5. Esta análise foi feita com base nas versões do Xbox One e PC. Uma cópia do jogo e do DLC do Bob Esponja nos foi fornecida pela Square Enix, a quem registramos o nosso agradecimento.

Especificações do computador utilizado para a análise: Ryzen 7 5700X, RTX 3060 12 GB, 32 GB de memória RAM DDR4 3200Mhz.


Considerações finais
Casual e relaxante são boas palavras para definir PowerWash Simulator. O título se propõe a ser um simulador de limpeza e entrega ao jogador diversos tipos de trabalho, nos fazendo gastar dezenas de horas no comando de um jato de água. O modo carreira é bastante extenso e conta com 38 níveis. Como não há uma variedade de mecânicas, o jogo pode rapidamente se tornar repetitivo em razão do seu tamanho, então a minha dica é intercalar as jogatinas com outros games ou atividades, foi isso o que eu fiz.

Apresentando uma progressão linear, ao avançar na história passamos a encarar fases com maiores níveis de dificuldade, o que acaba nos obrigando a adquirir novos equipamentos. Tirando alguns pequenos problemas ao tentar posicionar o degrau e o andaime, não notei outro tipo de bug ou problema de performance. Se você gosta de conquistas, é bom dar uma olhada nas descrições antes de começar um novo nível, uma vez que muitas delas exigem ações específicas do jogador.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros games clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade