Análise do jogo Forza Motorsport (2023)


Meu primeiro contato com Forza Motorsport foi no Xbox 360, quando os jogos já impressionavam pelo belo visual e ótima jogabilidade. Com lançamentos regulares a cada dois anos, a Turn 10 conseguiu manter o elevado padrão de qualidade da série e, a partir dos títulos do Xbox One, foi agregando o que eu vou chamar de cultura automobilística, apresentando ao jogador histórias sobre as pistas e os automóveis utilizados para disputar as corridas. Desde a chegada de Forza Motorsport 7, tivemos um hiato inédito de seis anos, e agora, em 2023, a franquia está de volta após um profundo trabalho de reformulação: o título abandonou a numeração sequencial e almeja proporcionar aos jogadores um novo tipo de experiência dentro das pistas.

Assim como nos games anteriores, ao começar Forza Motorsport acompanhamos uma bela e inspiradora introdução abordando a paixão por carros e o ato de ir ao limite durante cada corrida. Dando uma prévia do que está por vir, o jogo inicialmente nos coloca em uma sessão de treinos e nos momentos finais de uma corrida de resistência. Após esse breve contato, começamos efetivamente a construir a nossa jornada no automobilismo, definindo o corpo do piloto e o traje, escolhas que podem ser alteradas posteriormente por meio do menu.


O modo carreira tem como base a Copa de Construtores, que é composta por turnês temáticas subdivididas em séries. Cada série é focada em um tipo específico de veículo e geralmente conta com quatro a seis corridas. Completando todas as séries de uma turnê, recebemos um carro como recompensa e desbloqueamos uma corrida especial de exibição. Nessa parte do jogo não há mistérios: para vencer as séries e colecionar troféus é preciso liderar a tabela de pontuação após a disputa da última prova. Dentro da carreira também há a aba "em destaque", que conta com eventos desbloqueados semanalmente e oferece um carro que pode ser obtido com desconto por tempo limitado. Não se trata do modo carreira mais vasto já visto na franquia, mas ele consegue ser eficiente e variado, aliado ao novo sistema de progressão.

As novidades começam quando falamos da forma com que o game é estruturado. Antes de disputar as corridas é preciso participar de uma sessão de testes e completar um número mínimo de voltas. Os testes servem para observar o comportamento do automóvel que estamos guiando e tentar melhorar as voltas arriscando novos traçados. Durante as sessões, nossos tempos são cronometrados de forma isolada em segmentos importantes da pista, e conseguimos ver, em tempo real, se estamos percorrendo aquele trecho com mais velocidade ou não. Além das voltas obrigatórias, atingindo a meta de tempo estipulada recebemos um bônus de progressão de carro, recompensa que também nos é concedida ao melhorar os tempos nos segmentos importantes.

Outros modos disponíveis são o jogo livre e as partidas online privadas, permitindo que criemos nossos próprios eventos e disputemos provas contra a máquina ou amigos, respectivamente; os rivais, local em que podemos tentar bater o tempo de volta de outras pessoas; e o multijogador em destaque, modo online público em que enfrentamos jogadores de todo o mundo. É uma pena que não haja a possibilidade de realizar partidas locais em tela dividida, recurso que esteve presente desde o primeiro Forza Motorsport.

Para participar do multijogador em destaque, antes é preciso completar a série inicial, momento em que dois tipos de classificação serão gerados: segurança e habilidade. A segurança observa o quanto o piloto segue as regulamentações ao evitar colisões e atalhos, ao passo que a habilidade leva em conta a posição de chegada e o desempenho geral em cada corrida. Para criar disputas equilibradas, a organização de partidas mescla essas duas classificações. As corridas online são divididas em eventos de restrição, que apresentam conjuntos de carros pré-tunados, e eventos abertos, ocasião em que o jogador pode utilizar os seus próprios veículos com leves restrições. Em ambos os casos, há uma contagem regressiva de tempo antes da corrida, oportunidade em que podemos treinar e realizar três voltas classificatórias.

Forza Motorsport tem como ponto central a evolução dos carros. Os próprios desenvolvedores falaram que o objetivo não é ter uma enorme coleção de veículos (embora isso também seja possível), mas sim aprimorar aqueles que passam a integrar a nossa garagem. Em Forza Motorsport 4 havia um indicador que apontava a precisão em realizar curvas e manobras. O novo título da franquia resgata e aprimora essa ideia, avaliando o nosso desempenho em diversos trechos da pista. É um sistema que recompensa o jogador com base nas suas habilidades: quanto melhor for a performance em um setor, maior será a nota e consequentemente mais pontos serão atribuídos. É assim que conseguimos subir o nível dos veículos e ganhamos pontos de carro para aprimorar o desempenho. Há ainda o nível de piloto, que tem um destaque mais discreto e nos recompensa com créditos.
 
Antes de iniciar os eventos, temos a chance de melhorar o carro aplicando as peças que desbloqueamos ou trocando os pontos de carro por novos equipamentos; à medida que o veículo sobe de nível, novas categorias de peças são liberadas. É possível mexer manualmente em diversas partes do automóvel ou optar por uma atualização rápida, deixando que o jogo instale automaticamente as peças e monte um veículo com desempenho equilibrado. O jogador também pode efetuar tunagens e modificar praticamente todos os aspectos da configuração. Ainda falando da personalização, como de costume é possível criar e compartilhar designs e tunagens.

Com relação ao nível de dificuldade, esse é o game com a maior quantidade de ajustes já visto na franquia. Nas assistências de pilotagem podemos editar recursos já conhecidos, como a linha sugerida, auxílio nas frenagens, controle de tração, controle de estabilidade, o tipo de câmbio, dentre outros. Antes das corridas, é possível definir o nível de dificuldade do drivatar e escolher um bônus de conjunto de regras. Os conjuntos de regras determinam o nível das penalidades por corte de pista e colisões, se o recurso retroceder estará ligado ou não e como os danos e o uso dos pneus interferem no desempenho. As penalidades não são extremamente precisas e às vezes falham na detecção de contatos evitáveis. Temos também o sistema de riscos versus recompensas, que permite ao jogador definir a posição de largada. Quanto maior for a posição no grid e mais rigorosas forem as regras, maior é a recompensa recebida ao terminar a corrida no pódio. Ainda é possível criar estratégias editando o nível de combustível e o tipo dos pneus que serão utilizados na disputa. Em resumo, o que não faltam são configurações para que você encontre a jogabilidade que melhor lhe agrade.

Gostaria de brevemente destacar os recursos de acessibilidade que estão presentes. Forza Motorsport conta com filtros para daltônicos, configurações de contraste e texto para outros tipos de deficiência visual, descrição de áudio e assistente de condução para cegos. É muito bom ver que houve uma preocupação especial em criar esses mecanismos de inclusão, permitindo que mais pessoas possam se divertir com o game.

Os jogos desenvolvidos pela Turn 10 sempre se destacaram pelos belos gráficos e aqui não é diferente. Voltado para a nova geração de consoles, Forza Motorsport impressiona pelo nível de detalhes das pistas e dos carros e a mudança de clima durante as disputas. Podemos ver os reflexos do ambiente na lataria, os efeitos de sombra gerados pelo sol e as luzes e as batidas resultam em arranhões e amassados. Seja no sol entre as nuvens, na névoa ou na chuva, conduzir se torna uma experiência visual muito agradável. Algo que me deixou impressionado foi a beleza do céu nas corridas noturnas: durante uma das provas, houve um momento em que eu perdi o ponto de frenagem por estar distraído admirando as estrelas. Outro fator que merece elogios é o som dos motores, que está extremamente limpo e varia de acordo com a câmera em que estamos jogando. 

Forza Motorsport foi projetado para ser uma plataforma de corrida em constante evolução, razão pela qual o estúdio optou por não utilizar o nome Forza Motorsport 8. No lançamento, o título conta com mais de 500 carros e 20 pistas disponíveis, todas com 24 horas de clima dinâmico. De fato, não é um número grande de locais, mas os diferentes traçados conseguem proporcionar uma variedade aceitável de provas. Segundo Chris Esaki, diretor criativo do jogo, os avanços da física decorrentes do novo modelo de pneus e modelagem de suspensão impossibilitaram o uso das pistas já existentes, motivo pelo qual a equipe de desenvolvimento teve que reconstruir todas elas. A promessa é que outros locais serão adicionados em atualizações gratuitas após o lançamento.

Forza Motorsport será lançado para Xbox Series, Xbox Cloud Gaming e PC em 10 de outubro de 2023; quem realizou a compra da edição Premium terá acesso ao jogo a partir de amanhã (5). Esta análise foi feita com base na versão de PC com uma cópia que nos foi fornecida pela equipe do Xbox Brasil, a quem registramos o nosso agradecimento.

Especificações do computador utilizado para a análise: Ryzen 7 5700X, RTX 3060 12 GB, 32 GB de memória RAM DDR4 3200Mhz.


Considerações finais
Após ter se consolidado como uma das principais franquias da Microsoft, Forza Motorsport retorna completamente reformulado e introduz um sistema que valoriza as habilidades do jogador, algo que me agradou bastante. O que diferencia o título dos seus antecessores é que agora há uma sensação de satisfação ao melhorar o tempo de cada volta, ao percorrer bem cada segmento da pista, uma vez que somos imediatamente recompensados por isso. Em outras palavras, correr ficou ainda mais divertido. A introdução dos treinos obrigatórios conversa com o novo sistema de progressão, permitindo que exploremos melhor as pistas e observemos se as melhorias que efetuamos nos veículos foram boas ou não.

Contando com uma vasta e inédita configuração de dificuldade, qualquer um consegue encontrar um ponto de equilíbrio para desfrutar de uma experiência agradável. Embora inicialmente conte com apenas vinte pistas, o jogo apresenta uma vasta quantidade de eventos no modo carreira, permitindo que gastemos várias horas disputando provas em diferentes traçados, circunstâncias e em carros de categorias e classes diversas. A parte gráfica e sonora impressiona e mostra que o intervalo maior de lançamento foi bem aproveitado pelos desenvolvedores. Existem sim alguns pequenos probleminhas, mas eles não são capazes de tirar o brilho do trabalho sólido entregue pela Turn 10. Incorporando tecnologias mais avançadas, Forza Motorsport abraça todos os tipos de jogadores e eleva a franquia a um novo nível.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade