Forza Horizon 6 é anunciado na Tokyo Game Show 2025

Nesta quinta-feira (25), durante a Tokyo Game Show, a Microsoft anunciou que a franquia de jogos de corrida Forza Horizon retornará em 2026 com um novo título, desta vez ambientado no Japão.
A revelação de Forza Horizon 6 foi feita por meio de um teaser trailer.
“Há muito tempo, o Japão está no topo da lista de pedidos dos fãs de Horizon, então estamos empolgados em finalmente trazer esse local tão requisitado para os jogadores em Forza Horizon 6“, disse Don Arceta, diretor de arte do game, ao Xbox Wire. “O Japão tem uma cultura tão única – dos carros, à música, à moda – que o torna perfeito para o próximo cenário de Horizon. Como em qualquer título Horizon, queremos garantir que vamos representar o país de forma autêntica e proporcionar a jogabilidade do mundo aberto característica de Horizon – e agora é o momento certo para realizar isso plenamente para os jogadores.”
A cada novo jogo da franquia, a Playground Games busca incorporar no mapa a essência cultural dos locais em que o festival de corridas acontece. Nesse sentido, Arceta comentou como está sendo a criação dos ambientes de Forza Horizon 6: “Das luzes de néon e dos prédios imponentes da cidade de Tóquio – um dos nossos ambientes mais detalhados e complexos até agora – à serenidade e à beleza natural das áreas rurais e montanhosas do Japão, acreditamos que os jogadores ficarão impressionados com o mundo aberto do Japão que construímos.”
Para trazer uma visão autêntica da terra do sol nacente, o estúdio contratou a consultora cultural Kyoko Yamashita, que é especialista em cultura japonesa e apaixonada por carros. Além das paisagens marcantes, detalhes sobre a vida japonesa também estão sendo observados durante o processo de desenvolvimento.
“O Japão é amplamente amado, mas também pode ser amplamente mal interpretado quando você só o vê de longe”, explicou Yamashita. “A equipe queria apresentar mais do que um cartão postal ou um pano de fundo; eles queriam um mundo vivido. Ter um consultor cultural desde cedo ajuda a tomar milhares de pequenas decisões respeitosas: como os bairros soam, até o que a cor de uma placa comunica sobre uma loja. Essas pequenas escolhas somam credibilidade e ajudam a evitar estereótipos, tornando a experiência realmente imersiva para os jogadores.”
“Durante todo o processo de desenvolvimento do jogo, tratamos a autenticidade como uma prática, não apenas como uma etapa a ser cumprida. Estou envolvida nos ciclos de decisão — roteiros, visuais e áudio — sempre fazendo perguntas como: ‘Como essa rua seria ao entardecer, no final do verão?’ ou ‘Qual som define esta cena: o trânsito ou o toque de uma estação?'”, completou Yamashita. A ideia é que o jogo não seja apenas uma espécie de turismo digital para quem está fora do Japão, mas que também signifique algo para quem conhece o país profundamente.
Tal como acontece desde Forza Horizon 4, o próximo título da série também contará com mudanças de estação enquanto você joga. “No Japão, as mudanças sazonais têm um impacto dramático na paisagem e no mundo jogável, mas também possuem um significado cultural mais profundo para o país e sua cultura.”, revelou Arceta.
“A equipe também conseguiu criar um sistema em que as mudanças de estação realmente influenciam o mundo – como primavera, verão, outono e inverno mudam sutilmente o tom, as atividades e os sons”, acrescentou Yamashita. “A equipe também tem muito orgulho da atenção aos detalhes do dia a dia: sons ambientes como toques de estação ou sinos de vento de verão que te situam instantaneamente, sem precisar de legenda. São escolhas discretas, mas carregam muita verdade.”
Forza Horizon 6 será lançado em 2026, primeiro para Xbox Series e PC. Posteriormente o game será disponibilizado para PlayStation 5.