Ubisoft cancela remake de Prince of Persia: Sands of Time e outros 5 jogos

A Ubisoft anunciou, nesta quarta-feira (21), o cancelamento do remake de Prince of Persia: Sands of Time, game anunciado em 2020.
Por meio das redes sociais, a conta da franquia compartilhou uma mensagem, cuja integra você confere abaixo.
Para a comunidade de Prince of Persia, queremos compartilhar isto diretamente com vocês.
Tomamos a difícil decisão de interromper o desenvolvimento de Prince of Persia: The Sands of Time Remake. Sabemos que isso é profundamente decepcionante. O jogo carrega um significado enorme para os fãs e para a equipe que trabalhou nele.
Embora o projeto tivesse um potencial real, não fomos capazes de atingir o nível de qualidade que vocês merecem, e continuar exigiria mais tempo e investimento do que poderíamos comprometer de forma responsável. Além disso, não queríamos lançar algo que ficasse aquém do que The Sands of Time representa.
Prince of Persia, como universo e legado, continua importando profundamente para nós, e esta decisão não significa que estamos nos afastando da franquia.
Obrigado por sua paixão, paciência e amor por Prince of Persia.
– A Equipe de Prince of Persia
Junto com o remake de The Sands of Time, a Ubisoft cancelou outros cinco jogos não anunciados, incluindo três novas IPs e um jogo para dispositivos móveis. Além disso, outros sete jogos foram adiados e dois estúdios, localizados em Halifax e Estocolmo, foram fechados.
A empresa não forneceu nenhum detalhe sobre quais jogos foram adiados, tendo revelado apenas que um dos títulos estava previsto para ser lançado antes de abril de 2026, e que agora será lançado antes de abril de 2027.
Esse movimento faz parte de um processo de reestruturação pelo qual a companhia francesa está passando. A Ubisoft voltará seus esforços para a criação de jogos de aventura em mundo aberto e experiências online.
A companhia também revelou que o desenvolvimento global de games será dividido entre cinco “casas criativas”, que operarão como unidades de negócios independentes. A divisão ficou da seguinte forma:
- Vantage Studios: supervisionará o desenvolvimento de Rainbow Six, Assassin’s Creed e Far Cry;
- Casa Criativa 2: dedicada a experiências de jogos de tiro competitivos e cooperativos, incluindo The Division, Ghost Recon e Splinter Cell;
- Casa Criativa 3: se concentrará em experiências online, como For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla e Skull & Bones;
- Casa Criativa 4: terá foco em mundos de fantasia e universos narrativos como Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia e Beyond Good & Evil;
- Casa Criativa 5: tem como objetivo recuperar a posição da empresa em jogos casuais e para a família, como Just Dance, Uno e Hasbro.
“Cada [casa criativa] é construída em torno de um gênero e foco de marca claros, com total responsabilidade e controle financeiro, liderada por equipes de gestão dedicadas”, disse Yves Guillemot, fundador e CEO da Ubisoft. “É uma mudança radical, que se baseia em uma organização criativa mais descentralizada, com tomada de decisões mais ágil e serviços essenciais multifuncionais de excelência que apoiam e atendem cada casa criativa.”
Essa reformulação provocará um impacto significativo nos exercícios fiscais da Ubisoft em 2026 e 2027, mas a empresa acredita que isso permitirá um crescimento sustentável e com forte geração de caixa.