Agent: cofundador da Rockstar revela por que o jogo foi cancelado

Anunciado como um exclusivo do PlayStation 3 durante a conferência da Sony na E3 2009, Agent acabou nunca chegando ao mercado. Depois de muitos anos, Dan Houser, cofundador da Rockstar, finalmente explicou o motivo pelo qual o jogo de espionagem foi cancelado.
Durante uma entrevista para Lex Fridman, Houser revelou que trabalhou em diversas versões de Agent, mas nunca conseguiu chegar a uma que se encaixasse com o estilo de mundo aberto pelo qual a Rockstar ficou conhecida.
“Trabalhamos muito em várias versões de um jogo de espionagem de mundo aberto, mas a ideia nunca se concretizou”, disse Houser, antes de confirmar que estava falando sobre Agent.
“Agent teve cerca de cinco versões diferentes. Acho que isso não funciona, cheguei a essa conclusão. E ainda penso nisso às vezes, fico deitado na cama pensando nisso. O que torna realmente bom as histórias [de espionagem] no cinema é precisamente o que as impede de funcionar como videogames. Precisamos pensar em como fazer isso de uma maneira diferente, como um videogame.”
Em 2009, a Rockstar descreveu Agent como um jogo ambientado na Guerra Fria, durante os anos 1970. Houser revelou que essa era apenas uma das múltiplas abordagens que o estúdio tentou fazer. “Essa foi uma das versões. Houve outra ambientada na atualidade… tivemos muitas versões diferentes e trabalhámos com várias equipes.”
Ele confirmou que o título envolveria espionagem e assassinatos. “Não sei como teria sido, porque nunca conseguimos material suficiente para fazer uma abordagem decente sobre a temática. Estávamos trabalhando na fase inicial, quando você estabelece o universo do jogo, mas não foi para frente. E acho que sei por quê.”
“Esses filmes são muito, muito frenéticos. Você tem que ir aqui e salvar o mundo. Você tem que ir ali e impedir que aquela pessoa seja morta, e então salvar o mundo. Um jogo de mundo aberto tem momentos assim, quando a história se encaixa perfeitamente, mas em grande parte, é muito mais flexível, e você fica por aí fazendo o que quer. Eu quero liberdade, quero ir para lá e fazer o que eu quiser, e quero ir para lá e fazer o que você quiser, e é por isso que ser criminoso funciona bem, porque fundamentalmente ninguém te diz o que fazer.”
“Tentamos criar uma agência externa meio que forçando você a entrar na história em alguns momentos, mas como espião isso não funciona muito bem, porque você tem que correr contra o tempo. Então, para mim, a questão é se é possível criar um bom jogo de espionagem em mundo aberto.”
Tendo trabalhado nos roteiros de Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto IV, Grand Theft Auto V, Red Dead Redemption, Red Dead Redemption 2, Bully e Max Payne 3, Houser deixou a Rockstar no início de 2020 e no ano seguinte fundou a Absurd Ventures, companhia multimídia que atualmente trabalha em vários projetos, como animações, HQs e videogames.
A Rockstar nunca se pronunciou sobre o cancelamento de Agent. A Take-Two, proprietária da desenvolvedora, renovou a marca registrada do game em 2013 e 2017, mas a abandonou em 2018. O site de Agent foi encerrado em 2021.