Rockstar já cogitou um GTA no Rio de Janeiro

Se você chegou a comprar jogos de PlayStation 2 em alguma banca (o famoso três por R$ 10), provavelmente em algum momento se deparou com “Grand Theft Auto: Rio de Janeiro”, uma versão modificada de GTA: San Andreas. Para a gente pode ser algo comum, mas o curioso é que a Rockstar Games realmente cogitou um game ambientado na capital fluminense.

Durante uma entrevista para o GamesHub, Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, que trabalhou em GTA III, Vice City, San Andreas e GTA IV, revelou detalhes sobre essa história. Ao ser questionado se em algum momento as equipes de desenvolvimento cogitaram expandir a franquia para além de Liberty City, San Andreas e Vice City, talvez explorando outros países, Vermeij revelou detalhes sobre algumas ideias.

“Havia desejos [de explorar cenários além dos EUA], sim, mas é como falar de projetos alternativos na Rockstar quando você começa a pensar seriamente nisso. Tivemos ideias para jogos de GTA no Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Tóquio quase aconteceu de verdade. Outro estúdio no Japão iria fazê-lo, pegaria nosso código e faria o GTA: Tokyo. Mas, no fim das contas, isso não aconteceu.”

Vermeij, que deixou a Rockstar Games em junho de 2009, após o lançamento de Grand Theft Auto IV, também revelou o que pensa sobre a série explorar novas localidades no futuro.

“As pessoas adoram ter essas ideias malucas, mas quando você tem bilhões de dólares em jogo, é muito fácil dizer ‘vamos fazer o que já conhecemos de novo’. Além disso, os Estados Unidos são basicamente o epicentro da cultura ocidental, então todo mundo conhece as cidades, até mesmo quem nunca esteve lá. Eles têm uma imagem mental das cidades. Acho improvável que o próximo [GTA] seja em Bogotá, especialmente porque há cada vez mais dinheiro envolvido conforme o projeto cresce. Não faz sentido ambientá-lo em algum local totalmente fora da curva apenas pela novidade. GTA: Toronto? Simplesmente não funcionaria.”

Ainda sobre o tema, ao ser questionado se acha que em algum momento veremos a Rockstar explorando a Europa com algum GTA, ele foi enfático ao dizer que acredita que isso não acontecerá.

“Simplesmente não é realista. Eu adoraria [um jogo na Europa], e se os jogos ainda levassem um ano para serem feitos, então sim, com certeza, daria para se divertir um pouco, mas você não vai ter isso quando sai um GTA a cada 12 anos. Você não vai ambientá-lo em um local novo. E você nem precisa, na verdade, porque a tecnologia muda muito. Ninguém vai dizer que não vai jogar GTA VI porque já jogou Vice City. Isso não faz sentido. É completamente diferente. Eles vão revisitar Nova York novamente. Vão voltar para Los Angeles ou talvez Las Vegas. Receio que estejamos presos nesse ciclo de cerca de cinco cidades estadunidenses. Vamos apenas nos acostumar com isso.”

Você esperava que um Grand Theft Auto no Rio de Janeiro chegou a estar nas ideias dos desenvolvedores da franquia?

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›