Android M: conheça as principais novidades da nova versão do SO
Na tarde da última quinta (28), a Google realizou o seu evento anual, o Google I/O 2015, onde revelou os primeiros detalhes da nova versão do sistema operacional Android. A versão prévia já está disponível para desenvolvedores nos aparelhos Nexus 5, Nexus 6 e Nexus 9, mas o lançamento do Android M acontecerá no segundo semestre do ano, junto com novos dispositivos da linha Nexus.
Confira abaixo as principais novidades reveladas do Android M:
Controle de permissões
O Android M incorporará um controle de permissões, onde será possível conceder ou negar permissões específicas para um aplicativo, diferente do que acontece hoje, onde é necessário aceitar todo o pacote de permissões. Isto dará um maior controle aos usuários para decidirem o que os aplicativos poderão fazer ou não. Desta forma, o aplicativo pedirá permissão para utilizar um determinado recurso, e caberá ao usuário decidir se permitirá ou não. Uma demonstração foi feita com o WhatsApp pedindo permissão para utilizar o microfone do aparelho.
Chrome Custom Tab
O Chrome Custom Tab permitirá uma maior integração entre os aplicativos e as abas do navegador Chrome (padrão do Android). A nova função basicamente permite que os desenvolvedores deixem o Google Chrome integrado aos seus apps para o carregamento de páginas da internet. O recurso permitirá o salvamento de senhas, a função autocompletar e o salvamento de páginas favoritas. Ao acessar um link no Pinterest, você não sairá do aplicativo, o link será carregado dentro dele mesmo.
App Links
É muito comum o usuário hoje, ao tentar abrir um link dentro de um aplicativo, se deparar com uma janela de diálogo perguntando qual aplicativo o usuário deseja usar para abri-lo. Com o Android M, alguns aplicativos considerados confiáveis serão integrados para realizar o carregamento automático desses links, como é o caso do Twitter. Ao tentar abrir um link na rede social, você não se deparará com a caixa de diálogo anteriormente citada, o próprio sistema escolherá para o usuário qual a melhor forma de abri-lo.
Android Pay
O Android Pay é um novo sistema de pagamento que faz uma integração avançada entre emuladores de cartões, internet e conectividade NFC para oferecer simplicidade, segurança e novas opções de escolhas para os consumidores. Para isto, bastará desbloquear o aparelho móvel e aproximá-lo do leitor para fazer a transferência. O Android Play é conectado com Google Wallet, e oferece muito mais opções.
Biometria
Alguns smartphones Androids já possuem leitores biométricos para desbloqueio por meio das impressões digitais. Acontece que este recurso era feito em alterações que as fabricantes faziam no sistema; a nova versão do Android trará a biometria como recurso nativo, podendo ser integrado a aplicativos de terceiros, incluindo os sistemas de pagamento.
Sistema de gerenciamento de energia
A Google criou um novo sistema de gerenciamento de energia para o Android M, prometendo um melhor aproveitamento e uma autonomia maior das baterias. O Android irá diminuir a atividade dos aplicativos em segundo plano quando eles não forem usados por um determinado tempo. Será possível também escolher quais aplicativos devem permanecer sempre ativos, para que você não perca nada.
USB Tipo C
Para finalizar, o Android M trará suporte para conectores USB Tipo C. Isto permitirá que se use os aparelhos com baterias externas, e até mesmo que seu smartphone carregue outro smartphone (logicamente tudo dependerá da sua autonomia de bateria).