Aparelhos com Android são 7 vezes mais seguros quando só instalam apps da Play Store

Foi divulgado ontem (2) pelo Google um relatório que analisou a segurança do Android no ano de 2014. O relatório traz dados, e mostra as medidas adotadas pelo Google para manter o seu sistema operacional seguro para os usuários.

Desde o ano passado, o Google vasculha em mais de 1 bilhão de dispositivos os aplicativos que estão instalados, sejam por meio da Play Store ou de outras fontes. A empresa busca, desta forma, detectar códigos maliciosos presentes nos apps.

Com isso, o Google descobriu que menos de 1% dos aparelhos com Android tiveram aplicativos potencialmente perigosos no ano passado. Esse número cai para 0.15% quando os usuários baixam os aplicativos somente pela loja oficial do Android, a Play Store, uma diferença de quase sete vezes.

O relatório ainda diz que, por dia, o Google realiza 200 milhões de varreduras de segurança nos dispositivos com Android. A verificação de aplicativos roda no plano de fundo, para detectar novas ameaças, como aplicativos que espionam o uso do dispositivo (spyware), aplicativos que bloqueiam o dispositivo e exigem pagamento para liberá-lo (ransonware), além de fraudes por meio de SMS e WAP.

Uma outra medida adotada pela gigante da internet é um processo de aprovação de aplicativos na Play Store. Os aplicativos quando são enviados para a Play Store agora passam por testes, de uma equipe de especialistas, para só depois serem aprovados e ficarem disponíveis para o usuário efetuar o download.

Para manter o seu Android seguro, basta manter o aplicativo “Conf. Google” instalado, e só baixar aplicativos por meio da Play Store. Se você não fez nenhuma modificação no aplicativo “Conf. Google”, a opção de verificação de ameaças estará ativada. Caso queira conferir, abra o aplicativo , vá em “Segurança” e verifique se a opção “Verificar ameaças à segurança” está ativada.

Mais em: ,
Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›