Sustentabilidade: metrô de Pequim aceita garrafas plásticas como pagamento

Os metrôs da linha 10 de Pequim dão um exemplo de sustentabilidade para o mundo: os usuários da linha podem trocar garrafas plásticas por passagem. A ideia foi implementada em dezembro e funciona como uma espécie de caixa eletrônico onde os passageiros ganham desconto em suas passagens.

Ao inserir o objeto, a máquina lê o seu código de barras para identificá-lo e atribuir o desconto. Após isso, a garrafa é amassada a um terço do seu tamanho original e posteriormente é despachada para uma central de processamento onde todo o plástico ganhará outro fim.

Dependendo da garrafa, o usuário recebe um desconto de 0,05 e 0,10 yuan (2 a 4 centavos de real) no seu cartão de metrô. A passagem custa 2 yuan (R$0,75) e, como as transferências são ilimitadas entre linhas, é possível andar de graça ao depositar várias garrafas.

Funcionários da empresa afirmam que o uso da máquina é fácil como o de um caixa eletrônico. Futuramente ela deverá ser implantada nas outras linhas do metrô, em pontos de ônibus e posteriormente em áreas residenciais.

Deixe seu comentário ›