10 curiosidades sobre a série animada Coragem, o Cão Covarde


Quem diria que uma fazenda localizada no meio do nada seria palco para tantas esquisitices, não é mesmo? Ao longo das quatro temporadas, descobrimos que Lugar Nenhum é bem mais interessante do que parece.

Coragem, o Cão Covarde (Courage the Cowardly Dog, no original) é uma série que marcou história por seu estilo peculiar e surpreendente. A seguir, você confere dez curiosidades sobre essa clássica animação.

1. Criado por John R. Dilworth, Coragem, o Cão Covarde inicialmente surgiu como um curta animado de sete minutos, chamado de "A Viagem do Frango Espacial" ("The Chicken from Outer Space", no original). O curta foi exibido pelo Cartoon Network em 1996 e concorreu ao Oscar na categoria de melhor curta-metragem de Animação, mas acabou não levando o prêmio.

2. Servindo como piloto para a série, o curta-metragem não tem diálogo, apenas uma fala de Coragem no final. O personagem foi dublado por Howard Hoffman, que também forneceu todos os outros sons e efeitos vocais para o curta.

3. Esteticamente, Coragem se assemelha ao cachorro Hamilton, personagem que foi anteriormente criado por Dilworth. Hamilton fez uma única aparição em "Smart Talk with Raisin", um piloto criado para a MTV e exibido pela emissora em 1994.


4. Em 1999, o Cartoon Network deu permissão para transformar o curta em uma série animada. Inicialmente foi planejado que a produção da série ficaria a cargo da Hanna-Barbera, mas Dilworth insistiu que a atração fosse feita no seu próprio estúdio, o Stretch Films, o que acabou acontecendo.

5. O primeiro episódio de Coragem, o Cão Covarde foi exibido em 12 de novembro de 1999 e, na época, se tornou a estreia de maior audiência da história do Cartoon Network. A série durou quatro temporadas, com o capítulo final sendo transmitido em 22 de novembro de 2002.

6. Os nomes de Muriel e Eustácio (Eustace, no original) foram retirados dos nomes do meio de dois personagens da série de comédia Friends: Chandler Muriel Bing e Ross Eustace Geller.

7. Coragem e Muriel são os únicos personagens que aparecem em todos os episódios da série. Eustácio não é visto e nem ouvido em "Ensopado da Vovó" ("Cajun Granny Stew", no original), segundo capítulo da primeira temporada.

8. As falas de Coragem diminuíram após a primeira temporada. Os executivos do Cartoon Network achavam que o personagem falava demais e sugeriram a Dilworth uma redução na quantidade de diálogos. O criador da série acabou aceitando a mudança.

9. Na ideia original Eustácio iria usar uma espingarda de cano duplo para assustar Coragem, mas ela foi substituída por uma grande máscara devido às regras da emissora para a produção de conteúdo para a sua programação.

10. No Brasil, Coragem foi dublado por José Leonardo e Eustácio recebeu a voz de Domício Costa. Muriel contou com duas dubladoras: Nelly Amaral interpretou a personagem nas três primeiras temporadas, enquanto Beatriz Loureiro dublou a quarta e última temporada.

Atualizado em 09/05/2024.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade