Desenhos & Animes: Os Flintstones


Os Flintstones (em inglês: The Flintstones) é uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966. O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock, trabalha numa pedreira e dirige um carro com rodas de pedra, movido pelos pés. Eles têm uma família de amigos, o casal Rubble, e animais de estimação: um dinossauro e um tigre dente de sabre. Com o tempo, surgiram a filha Pedrita, dos Flintstones, em 1962, e o filho adotivo Bambam, dos Rubbles, em 1963.

Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, "Os Flintstones" foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos até a sétima temporada de Os Simpsons. em 1995/1996 . Ela foi a primeira animação a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. Ela foi também a primeira série de animação exibida em horário nobre dos Estados Unidos e tornou seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, um dos
maiores estúdios de Hollywood. O sucesso foi tanto que a Hanna-Barbera chegou a licenciar cerca de 3.000 produtos com a marca Flintstones, apenas nos Estados Unidos. Em 1963, uma boneca da Pedrita conseguiu um total de vendas de aproximadamente 20 milhões de unidades.

Foram produzidas 6 temporadas que totalizam 166 episódios.


História

Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom "The Honeymooners" e na animação "Stone Age Cartoons". Várias piadas de "Stone Age" são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.

Para a formação das duas famílias, a  produtora experimentou caipiras, romanos, peregrinos e índios antes de decidir sobre a idade da pedra. Segundo Barbera, eles escolheram a idade da pedra porque poderiam tomar tudo o que era atual, e converter para idade da pedra.

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes. Por exemplo, quando um personagem tira fotos com uma câmera fotográfica, dentro da caixa da câmera, existe pássaro que esculpe a imagem em uma tabuleta de pedra com seu bico. Outros dispositivos comumente vistos na série incluem um bebê mamute usada como um aspirador de pó; um mamute adulto usado como um chuveiro por aspersão de água pela tromba; elevadores levantados e abaixados por meio de cordas amarradas nos pescoços brontosauruses; "automáticas" janelas alimentadas por macacos do lado de fora; aves atuando como buzinas de carros(basta o condutor puxar seus rabos ou apertar os seus corpos para elas soarem); uma navalha elétrica feita a partir de uma concha, com uma abelha dentro, fazendo-a vibrar; um pica-pau, cujo bico é utilizado para reproduzir um disco de vinil dentre outros.

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita (filha de Fred Flintstone e Wilma), o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.

Na quarta temporada, Barney Rubble descobre que era incapaz de ter um filho (Os Flintstones a primeira série de animação da história a abordar a questão da infertilidade, embora de forma sutil). Então uma garoto é deixado na porta da casa da família Rubble pouco depois do nascimento de Pedrita. Barney e Betty conseguem adotar o garoto que ganha o nome de Bam-Bam.


Personagens

Os personagens do desenho moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C.

Os Flintstones

Fred Flintstone: Personagem principal da série. Ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da Confraria dos Búfalos D'água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".

Wilma Flintstone: Mulher de Fred, mãe de Pedrita, é uma exímia dona-de-casa. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Ela é mais inteligente e sangue-frio do que o marido várias vezes, e possui o hábito de gastar dinheiro.

Pedrita: filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. Aparece na terceira temporada

Dino: É o dinossauro de estimação da família, que late e age geralmente como um cachorro. Sempre quando Fred chega do trabalho, dino corre em direção ao seu dono e o lambe muito.


Os Rubbles

Barney Rubble:  Principal personagem secundário da série. Casado com Betty e pai adotivo de Bambam. É o melhor amigo de Fred com quem sempre acaba brigando. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.  Sua ocupação é, na maior parte das séries, desconhecida. Também joga boliche e é membro da Confraria dos Búfalos D'água.
 
Betty Rubble: Casada com Barney. O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney, é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.

Bam-Bam: É o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da quarta temporada. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo pouco depois do nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama Pedrita desde a infância. Seu nome vem da frase que ele já fala quando bebê: "Bamm, Bamm!"

Hoppy: Combinação de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu (Quinta temporada) foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles.


Outros personagens

Senhor Pedregulho: É o patrão de Fred. Não fica muito impressionado com as travessuras de Fred, embora chegou a demiti-lo várias vezes, porém no fim sempre devolvia seu emprego.

Arnold: Garoto entregador de jornal. É despreszado por Fred por sempre jogar o jornal na sua cara sem querer.

Joe Rockhead: Um amigo em comum de Fred e Barney. Normalmente, quando Fred e Barney têm algum tipo de briga, Fred menciona fazer algo (como ir a um jogo de beisebol), com Joe.

Pearl Slaghoople: Mãe de Wilma, visita frequentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadíssimo conflito entre sogra e genro.

Gazoo: É um marcianozinho verde do futuro, que sempre reclama quando é enviado novamente para a idade da pedra .Muitas vezes ajuda Fred Flintstone em suas complicadas aventuras, muitas vezes contra a sua vontade. Só pode ser visto por Fred, Barney, Pedrita, Bam-Bam, Dino e Hoppy.

Mais de 100 outros personagens: Estes incluem Gary Granite, Ann–Margrock, Perry Masonry, etc.




E7

Perfil da redação do Portal E7.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade