10 curiosidades sobre a série animada Os Flintstones
Os Flintstones certamente é uma das séries animadas de maior sucesso do estúdio Hanna-Barbera. No Brasil, estreou em 1962 pela TV Tupi e foi posteriormente exibido pela TV Excelsior, TV Record, Band, Rede Globo e SBT.
Abaixo, você confere dez curiosidades sobre essa clássica animação.
1. William Hanna queria fazer uma série com temática familiar, mas ele e Joseph Barbera não conseguiam chegar a um acordo sobre o cenário ou o figurino. Hanna então deu a seguinte sugestão: “Vamos fazer em um cenário de homem das cavernas! Eles não usarão roupas, usarão apenas peles de animais!” Depois dessa ideia, tudo se encaixou perfeitamente.
2. Os Flintstones foram inspirados na sitcom The Honeymooners (1955), a dinâmica de Fred e Barney assemelha-se a de Ralph Kramden e Ed Norton. Foi um dos primeiros desenhos animados a atingir diretamente o público adulto nos Estados Unidos.
3. O piloto original de Os Flintstones, produzido em 1959, tem apenas 102 segundos e não foi exibido junto com a série original. Ele foi projetado para vender a atração a potenciais anunciantes no inverno de 1960. As cenas presentes no piloto foram incorporadas no terceiro episódio da primeira temporada, intitulado “Nadando contra a maré”. O piloto foi posteriormente adicionado em um VHS da animação, em 1994, e foi ao ar na TV pela primeira vez no Cartoon Network no dia 7 de maio de 1994.
4. Joseph Barbera inicialmente pensou em chamar a série de The Gladstones. Posteriormente ele decidiu mudar para The Flagstones, mas descobriu que havia uma história em quadrinhos com esse mesmo nome, para evitar problemas jurídicos, o título foi novamente alterado para The Flintstones.
5. Ed Benedict, um dos designers de personagens de Os Flintstones, criou os personagens para que eles parecessem “homens das cavernas com barbas longas, cabelos desgrenhados e despenteados, com formas ligeiramente distorcidas e curvadas”. Joe Barbera, no entanto, não gostou do resultado, o que fez Benedict tentar outra abordagem, tirando as barbas e deixando-os com uma aparência mais elegante e limpa, algo muito mais parecido com o resultado final.
6. A marca de cigarro Winston foi um dos patrocinadores da animação de 1960 a 1962. Em comerciais do produto, os personagens Fred e Barney eram vistos promovendo o cigarro. Além disso, todos os episódios da primeira e segunda temporada terminavam com Fred acendendo um cigarro Winston para sua esposa Wilma, enquanto ele cantava a música da marca.
7. A famosa música-tema “Meet the Flintstones” só foi introduzida na terceira temporada. A canção foi apresentada pela primeira vez em um disco infantil e incluía versos sobre Barney e Betty, além de Dino. As duas primeiras temporadas usaram uma música instrumental intitulada “Rise and Shine”. Quando a série entrou em distribuição, um conjunto padronizado de créditos de abertura e encerramento foi usado, removendo referências aos cigarros Winston.
8. Em 1962, quando foi decidido que Fred e Wilma teriam um bebê, os executivos da Ideal Toy Company entraram em contato com Joseph Barbera. A ideia inicial era que a criança fosse um menino, mas diante das oportunidades comerciais que poderiam surgir, Barbera mudou de ideia. A boneca de Pebbles vendeu três milhões de unidades nos primeiros dois meses de comercialização.
9. O nascimento de Pebbles foi uma grande sensação. As redes de TV do mundo todo realizaram concursos para escolher nomes, pesos, sexos e outros aspectos da criança. Na noite em que Wilma contou a Fred que estava grávida (25 de janeiro de 1963), no final do episódio houve uma narração dizendo: “É isso mesmo, pessoal, os Flintstones vão ter um bebê, e você pode ganhar uma viagem ao redor do mundo!”. O concurso era para escolher o peso de Pebbles ao nascer. O vencedor foi um açougueiro da Flórida, que ganhou uma viagem ao redor do mundo e US$ 2.000 em dinheiro para as despesas. William Hanna e Joseph Barbera apareceram ao vivo no programa de 8 de março de 1963 para anunciar o vencedor. Pebbles nasceu no episódio exibido em 22 de fevereiro.
10. Durante muito tempo, Os Flintstones foi a série semanal de desenho animado de maior duração no horário nobre da TV estadunidense. Esse recorde foi superado em 1997, por Os Simpsons.
esse desenho é muito top