Séries: A Diarista


A Diarista é um seriado brasileiro do gênero comédia produzido e exibido originalmente pela Rede Globo. Sua estréia ocorreu no dia 21 de dezembro de 2003, como um especial de fim de ano, escrito pela novelista Glória Perez, com colaboração de Aloísio de Abreu e Maria Mariana, e direção geral de Cininha de Paula.

O especial gerou um sucesso tão grande e teve tão boa audiência que, no dia 13 de abril de 2004, voltou a ser exibido, desta vez no formato de série, com o lugar de Glória Perez sendo ocupado por Bruno Mazzeo e o de Cininha de Paula por José Alvarenga Jr..

Foram produzidas quatro temporadas, todas contando como protagonista a comediante Cláudia Rodrigues, intérprete de Marinete, apresentando Dira Paes, Helena Fernandes, Cláudia Mello e Sérgio Loroza como os co-protagonistas, e Renata Castro Barbosa como a antagonista principal.

Em dezembro de 2009 iniciaram-se as gravações para a quinta temporada da série, que teria 12 episódios; a produção foi interrompida, no entanto, devido a problemas de saúde com Cláudia Rodrigues, e até meados de 2010 a estreia da nova temporada ainda era dúvida.


Sinopse

Marinete ou Nete, como é chamada por suas amigas, não tem medo de trabalho. Ela é uma diarista e cada dia trabalha numa casa diferente com vários tipos de patrões(a maioria são malucos ou pães duros), durante suas diárias ela conhece novas pessoas e arranja muitas confusões. Suas amigas, Dalila (Cláudia Mello), Ipanema (Helena Fernandes), Solineuza (Dira Paes) e o chefe Figueirinha (Sérgio Loroza) sempre estão na área para ajuda-la ou tirá-la de uma confusão, que eles mesmos a colocaram.


Personagens

Personagens fixos

Marinete
Intérprete: Cláudia Rodrigues.
Ela mora no Rio de Janeiro e trabalha como diarista na agência "Dia Dia Diarista" vive se metendo em roubadas, a maioria delas causada pelo seu chefe Figueirinha, ela adora forró, cerveja gelada e churrasco, seus avôs morreram no dia de seu aniversario de 28 anos antes dela apagar as velas, é uma das razões dela odiar seus aniversários, adora chamar sua amiga Solineuza de poia, ela aparenta não gostar da "pôia" mais quando pensou que ela tinha morrido ficou muito triste e chorou muito, ela é barraqueira e pavio curto, embora ela seja diarista ela já conheceu vários famosos como Fábio Júnior, Vladimir Brichta, Felipe Dylon, Sandy, Rita Cadillac...

Solineuza 
Intérprete: Dira Paes.
Mora no mesmo prédio de Marinete, Dalila e Ipanema, considera elas suas melhores amigas, mesmo que Marinete viva chamando ela de poia ou songa monga, ela uma fez pensou que esta gravida mais revez o teste e deu negativo, quando ela fica muito nervosa começa a sacudir as mãos rapidamente, Marinete fala "O que é? Vao voar?", Solineuza é fofoqueira e também meio burrinha.

Dalila 
Intérprete: Cláudia Mello.
Dalila mora no apartamento ao lado do de Marinete, e por isso sempre aparece por lá. Sempre que faz uma visita, aproveita para fazer uma boquinha. Dalila adora comer! Deve ser para esquecer seus problemas, pois tem um marido que, além de chato, ainda bate nela. Mas Dalila não deixa por menos: fortona, revida em dobro no coitado. Sem perder a animação, Dalila está sempre pronta para embarcar nas loucas aventuras.

Ipanema de Jesus 
Intérprete: Helena Fernandes.
Ela é a bombeira mais gostosa do pedaço! Ipanema já está acostumada com as brincadeiras que o pessoal faz com o seu nome, já sofreu muito por causa de homem e, por isso, faz questão de não depender deles para nada. É ela quem conserta a pia, aquecedor, troca encanamento de casa e dirige uma kombi.
Apesar de usar um jeans imundo, é uma tremenda gata e faz de tudo para que sua vizinha Marinete se dê bem com os homens. Com Ipanema no pedaço não tem tempo ruim!

Figueirinha 
Intérprete: Sérgio Loroza.
Figueirinha toma conta da agência de diaristas mais inusitada do pedaço.Antes não era quem tomava conta da agência, ele veio substituir seu irmão Figueira, que foi demitido por dar em cima das candidatas. O cara adora cantar as tchutchucas que trabalham lá, especialmente Marinete. Apesar das negativas, ele sempre dá um jeito de arrumar um trabalho legal para ela. Os salários estão sempre atrasados, porque Figueirinha só solta a grana quando é para impressionar uma mulher. No final das contas, o negão é gente fina, ou melhor, gente boa e sempre ajuda Marinete a sair das enrascadas em que se mete.

Gislene

Intérprete: Renata Castro Barbosa.
Ela é mentirosa e odeia trabalhar, sempre engana suas patroas inventando mentiras que vê em novelas, mas sempre se dá mau no final. Ela adora chamar Marinete de anã de jardim e sempre que ela a vê tenta atrapalhar a vida dela, Marinete só vive chamado ela de busuda ou bigode e também já deu uma surra nela.


Personagens secundárias 

Seu Figueira 
Intérprete: Leandro Firmino.
Ele foi o antigo chefe da agência dia dia diarista em que Marinete trabalha ele é o irmão mais velho de Figueirinha. Ele foi afastado de seu posto por seu pai( fundador da agência)por assediar sexualmente as suas funcionárias. Marinete já falou a figueirinha que nunca gostou dele porque seu antigo chefe sempre dava em cima dela.

Dona Solange
Intérprete: Ana Beatriz Nogueira.
Dona Solange é a patroa de Gislene, mas nunca recebeu um serviço da empregada. Aos berros no telefone, ouve as calúnias contadas pela mentirosa, tais como a doença dos supostos oito filhos, a quebra de uma perna, etc. Sempre promete demiti-la, mas tem um bom coração, e acredita na falsa.

Maria Elizabeth
Intérprete: Cláudia Rodrigues.
Má e egocêntrica, é a sósia de Marinete (a não ser pelo cabelo), mas não tem nada a ver com a diarista, pois é rica, bem-sucedida, esnobe e odeia os pobres. Por esse motivo, está sempre em guerra com Marinete. Sua característica mais desagradável é o seu gritinho agudo e fininho: "Saiii daquiii!".

Sônia Neiva
Intérprete: Dira Paes.
Sósia de Solineuza, é uma famosa advogada, amiga de Maria Elizabeth. Apesar de sua amiga ser quase uma irmã gêmea malvada de Marinete, Sônia Neiva não é nem um pouco cruel e inescrupulosa. Suas únicas diferenças de Solineuza são a voz, a inteligência e a maturidade.

Juliana 
Intérprete: Helena Fernandes.
É patroa de Gislene e foi de Marinete, seu marido, Osvaldo, é um Policial. Juliana sempre cai nas mentiras de Gislene, que sempre inventa algo novo sobre um parente, que inventa roubando de uma novela.

Osvaldo 
Intérprete: Milhem Cortaz.
Osvaldo é um bandido que tem armas em seu guarda-roupa. Ele é marido de Juliana e patrão de Gislene.


Bastidores 

O piloto do programa foi apresentado em dezembro de 2003, como um especial de fim de ano, para testar sua receptividade. Juntamente foram apresentados três outras propostas de sitcoms: Carol e Bernardo, Papo de Anjo e Sob Nova Direção. Deles, Carol e Bernardo e Papo de Anjo ficaram de fora da programação semanal da Rede Globo em 2004.

Cláudia Rodrigues vinha do humorístico Zorra Total, onde fazia personagens como Ofélia e Talía. Em A Diarista, a atriz apostou num tipo de humor bem diferente daquele que estava acostumada a fazer. "Em 8 anos de trabalho na TV Globo, só agora eu tenho a oportunidade de experimentar algo assim", ela comentou na época. "No Zorra, eu fazia humor rasgado. Em A Diarista eu faço dramaturgia com humor, o que é bem diferente. Minha personagem aqui não é tão caricata. Ela é muito mais próxima da vida real!".

Para criar sua personagem, Marinete, Cláudia Rodrigues se baseou numa grande pesquisa que a produção do programa fez junto a dezenas de diaristas de verdade. Mas uma de suas maiores inspirações é Neide, sua própria empregada: "Eu sempre lembro dela em cena. A Neide é muito profissional, totalmente na dela, embora tenha também seus momentos de intimidade.".

No site do seriado foi criada uma seção para que empregadas domésticas pudessem dar seus depoimentos. Vários desses depoimentos chegaram a inspirar alguns episódios.

O ator Leandro Firmino deixou A Diarista por conta do vínculo com a produtora Picante Pictures, que negociava um seriado independente com outras emissoras. Figueira (Leandro Firmino) foi substituído por Sérgio Loroza no seriado. Figueirinha, personagem de Loroza, chegou para assumir o emprego do irmão que fora demitido da agência de diaristas, porque dava em cima das candidatas.

Cláudia Rodrigues já havia vivido uma empregada, a Sirene do Sai de Baixo.

Cada episódio trazia novas participações especiais. Além dos autores fixos, que se alternavam em grupos para escreverem cada episódio, participaram da equipe de roteiristas Euclydes Marinho, Maria Eduarda Mayrinck e Maria Mariana.

O programa esteve no auge de seu sucesso em 2004 e 2005, porém, em 2007, a audiência começou a cair e registrar números na casa dos 23 pontos, abaixo do esperado pela emissora. Não era apenas o seriado que possuía médias baixas neste ano. A novelinha Malhação, a série Sítio do Picapau Amarelo, o policial Linha Direta e outras grandes produções da época, tais como Eterna Magia, Desejo Proibido e Sete Pecados marcavam baixos pontos no Ibope. Por isso A Diarista teve seu término antecipado, sendo que ainda havia 3 episódios gravados que não foram ao ar. Logo foi substituído pelo Toma Lá Dá Cá, enquanto Cláudia Rodrigues passou a integrar o elenco do humorístico Casseta e Planeta substituindo Maria Paula que estava de licença maternidade.

No último episódio da temporada de 2007, "Sangue Bom pra Burro", Cláudia Rodrigues comunicou que o programa sairia do ar, mas iria voltar em 2008, o que não ocorreu.

Foram lançados 3 DVDs da série, cada um intitulado como O Melhor de 2004, 2005 e 2006. Nenhum episódio da temporada 2007 chegou às vendas.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade