10 tecnologias que você não verá em 2013

O mundo da tecnologia tem evoluído muito rápido, mas nem tudo o que ouvimos por aí acaba se transformando em algo comercializável e alguns rumores sequer se concretizam. A seguir, você confere 10 tecnologias e gadgets que você não verá no decorrer de 2013.

Telas flexíveis em tablets e smartphones
As telas flexíveis estão nos planos de Samsung e Microsoft, ao menos é o que indicam os registros de patentes dessas empresas. Esse é um tipo de tecnologia que ainda parece não estar pronto para chegar ao mercado, por isso não espere ver smartphones e tablets com esse tipo de tela nesse ano.

 

Carros autônomos
Os carros autônomos são veículos que dirigem sozinho pelas ruas da cidade, sem a presença de um motorista humano. Google e Volvo trabalham para tornar esse tipo de tecnologia real, mas por enquanto ainda devemos ver apenas protótipos em ação.

Popularização de pagamento via celular
Em julho do ano passado, a Bill Gajda, responsável pelo setor mobile da Visa, anunciou que os pagamentos via celular devem se popularizar de vez dentro de dois ou três anos, com os primeiros movimentos de tal mudança ocorrendo já em 2013. Ainda assim, esse não deve ser um método de pagamento que cairá no gosto popular de imediato, já que é necessário uma estrutura adequada para utilizá-lo e nem todas as pessoas se sentem seguras com esse tipo de tecnologia.

Carregadores sem fio de baterias em locais públicos
Os carregadores sem fio já são uma realidade: Nokia e HTC lançaram recentemente aparelhos com suporte para receber carga via indução, dispensando o tradicional conector com fio para recarregar a bateria. Para criar bases de carregamento em locais públicos, antes é preciso que haja uma padronização: os aparelhos das duas empresas anteriormente citadas usam o padrão Qi para carregamento sem fio, mas gigantes como Samsung e Qualcomm firmaram acordo com o padrão AW4P.

Realidade virtual
Até existem alguns projetos de realidade virtual em fase avançada, mas a maioria das pesquisas ainda resultam em produtos que parecem estar em fase de testes. Acreditamos que esses produtos em breve estarão disponíveis no mercado, mas isso não deve acontecer neste ano.

Google Glass
O Google Glass, os óculos de realidade aumentada da Google, também não deve chegar ao mercado em 2013. Além de críticas de invasão de privacidade, segurança de dados e até mesmo riscos à saúde, especula-se que o Google Glass não será um produto acessível.

TV 4K
Quando se fala TV de alta definição, o padrão Ultra HD (4K) é a principal novidade do momento, mas o preço… Joe Stinziano, executivo da Samsung America, acredita que o valor irá cair dentro de três a cinco anos, ou seja, é provável que a sua sala não ganhará uma TV 4K em 2013.

Windows Blue
O Windows 8 foi lançado recentemente, em 26 de outubro de 2012, mas há quem aposte que ele ganhará um sucessor já em 2013. Isso, no entanto, não se encaixa com o padrão utilizado pela Microsoft com as últimas versões do sistema operacional: a companhia estadunidense geralmente realiza testes com o público durante meses antes de realizar o lançamento, ou seja, o Windows 8 não deve ganhar um sucessor neste ano.

Facebook Phone
Depois que ex-engenheiros da Apple teriam sido contratados por Mark Zuckerberg para tirar o Facebook Phone do papel, rumores apontam que o dispositivo pode ser lançado em 2013. No ano passado, Zuckerberg disse que lançar um aparelho “não faria sentido”. O Facebook atualmente possui parceria com a HTC, que produz dois modelos completamente integrados com a rede social, então talvez a fala do executivo seja verdadeira.

Aparelho de TV da Apple
Não é de hoje que existem rumores de que a Apple pode lançar um aparelho de TV inteligente. A empresa não escondeu o interesse nesse segmento, mas o mercado de TV a cabo parece ser o principal empecilho para a empresa de Cupertino. Ele poderia dar a Apple um toque diferenciado de outras TVs inteligentes, levando o conteúdo diretamente ao televisor, mas a dificuldade em entrar nesse mercado deve fazer com que a Apple siga apostando apenas no set-top box Apple TV.

Deixe seu comentário ›