Univisión: pela primeira vez uma emissora com programação em espanhol é líder nos Estados Unidos
A Univisión tem muitos motivos para comemorar os seus números no mês de julho: a emissora é líder de audiência entre o público com faixa etária entre 18 e 49 anos, sendo este o principal alvo do mercado publicitário estadunidense. É um fato inédito, afinal, é a primeira vez que uma emissora que exibe toda a sua programação em espanhol consegue tal feito.
A ascensão da emissora é um reflexo da grande quantidade de latinos que moram nos Estados Unidos. O último senso realizado no país – em 2011 – apontou que 17% dos estadunidenses são de origem hispânica, um crescimento de 48% em relação ao ano de 2000.
Segundo dados da Nielsen, entre o público de 18 a 49 anos a Univisión teve um crescimento de 6% em relação a julho de 2012, enquanto a ABC teve uma queda de 24%, a Fox de 20 % e a NBC perdeu 12%.
Na audiência geral, no entanto, a CBS é líder e a Univisión deve fechar em quarto, na frente da Fox. Em fevereiro deste mesmo ano, a emissora também consegui ficar em quarto lugar, desta vez na frente da NBC em total de espectadores.
ABC, CBS, NBC e Fox durante o verão têm dificuldades de se manter frente à Univisión, já que a emissora com foco no público latino mantém sua programação normal, enquanto as demais sofrem com a baixa audiência nas reprises de programas e realitys shows, uma vez que nesse período suas séries (um dos principais produtos) já encerraram suas temporadas e as novas costumam normalmente estrear somente no outono (com começo em setembro).
Entre os destaques da programação da Univisión estão as famosas novelas da Televisa, que são exibidas com legendas em inglês, programas esportivos, variedades e noticiários.