Ao longo de sua trajetória, o Xbox 360 enfrentou muitos problemas, sendo o principal deles o superaquecimento - o que tornou o assunto das 3RL (3 luzes da morte) bastante popular na comunidade gamer. Para tentar corrigir o problema, a Microsoft lançou várias placas-mãe no decorrer da trajetória do videogame. Abaixo, você confere as principais características de cada uma:

Xenon
A Xenon é a placa-mãe presente nas primeiras versões do Xbox 360, consoles fabricados entre 2005 e 2007. É alimentada por uma fonte de 203 W, não conta com a porta HDMI e possui tecnologia de 90 nm na CPU (processador) e na GPU (placa de vídeo). Esta foi a versão que apresentou mais problemas de superaquecimento, o que fazia com que a GPU se descolasse da placa.

Zephyr
Bastante semelhante a Xenon, foi lançada em abril de 2007, junto com a versão elite (também passou a equipar as outras versões). É alimentada por uma fonte de 203 W e possui tecnologia de 90 nm na CPU e na GPU. Foi implementada a porta HDMI (sendo feita a substituição do chip ANA pelo HANA) e adicionado um novo sistema de resfriamento na GPU.

Falcon
Lançada em setembro de 2007, apresentou uma mudança no design da placa-mãe do Xbox 360. Possui tecnologia de 65 nm na CPU, e 90 nm na GPU. O cooler da CPU foi aumentado e ficou mais potente e o sistema de resfriamento da GPU do modelo Zephyr foi mantido. A fonte foi alterada para 175 W.

Devido aos bons resultados desta placa, uma nova versão da Falcon foi feita para melhorá-la ainda mais. Na segunda versão não há memórias na parte inferior da placa, as memórias da parte superior ganharam o dobro de capacidade.

Opus
Foi lançada em julho de 2008, sendo fabricada exclusivamente para a troca das placas Xenon dos Xbox enviados aos centros de reparação da Microsoft. É muito similar a placa-mãe Falcon (GPU de 90 nm, CPU de 65 nm), mas não possui porta HDMI.

Jasper
A Jasper foi lançada em setembro de 2008 e possui CPU e GPU de 65 nanômetros. Devido a redução no consumo de energia, a fonte foi alterada para 150 W. Possui os mesmos dissipadores de calor da Falcon e há a presença da porta HDMI. As memórias que foram movidas para a parte superior na segunda versão da Falcon, retornam agora para a parte inferior. Está é a placa-mãe mais eficiente nas versões arcade e elite.

Trinity (Valhalla)
Lançada em junho de 2010, junto com a versão slim (não é utilizada em outras versões do console), a Valhalla possui a CPU e a GPU combinadas em um único chip de 45 nm, facilitando ainda mais a dissipação de calor. A fonte de energia foi reduzida para 135 W e há a presença da porta HDMI.

Corona
Seu lançamento ocorreu em agosto de 2011. A Corona é marcada pela retirada do chip HANA (função que foi integrada ao southbridge) para tentar impedir a realização do desbloqueio RGH. A CPU e a GPU estão combinadas em um chip de 45 nm e há a presença da porta HDMI. A fonte de energia foi reduzida para 120 W. Está presente nos modelos slim (Xbox 360 S) e slim remodelado (Xbox 360 E).

Winchester
Foi lançada em setembro de 2014, juntamente com pacotes de 500 GB do Xbox 360 slim remodelado (Xbox 360 E). É uma revisão da placa Corona, para tentar impedir novamente o desbloqueio RGH. Fonte, CPU e GPU permanecem as mesmas. Está presente somente nas versões slim remodeladas.


Identificando qual é a placa-mãe do seu Xbox 360
A forma mais fácil de descobrir qual é a placa-mãe do seu Xbox 360, sem ser necessário abri-lo, é olhando a amperagem na parte traseira do console.


16.5A - Xenon;
16.5A - Zephyr (a diferença está na presença da porta HDMI na Zephyr);
14.2A - Falcon;
14.2A - Opus (a diferença está na ausência da porta HDMI na Opus);
12.1A - Jasper;
10,83A - Trinity (Valhalla);
9,6A - Corona;
9,6A - Winchester (a diferença está no novo desing do Xbox 360 E e a data de fabricação posterior a setembro de 2014, principalmente nas versões de 500 GB).

Qualquer console fabricado em 2015 e 2016 vem com a placa Winchester.


Veja como saber qual a data de fabricação do seu console
Na etiqueta na parte traseira, localize "MFR Date". Os números que aparecem antes de "MFR Date" são o ano, o mês e o dia, respectivamente.


Neste caso, a data de fabricação é o dia 20 de março de 2015, ou seja, dentro dele há uma placa Winchester.
Atualizado em 20/04/2016.