Adaptação de uma light novel homônima, Violet Evergarden (ヴァイオレット・エヴァーガーデン) é um anime produzido pelo estúdio japonês Kyoto Animation e distribuído no Brasil, e em vários países, pela Netflix. O anime conta a história de Violet, uma garota que lutou na guerra e agora está tentando descobrir seus próprios sentimentos.

O anime inicia-se com Violet recebendo alta de um hospital, após ter sido ferida durante a guerra. Quem vai buscar a jovem é o Tenente Hodgins, agora dono de uma empresa de cartas. Paralelamente, o Major Gilbert Bougainvillea, única pessoa com que Violet tem algum tipo de relação de afeto, está desaparecido, não tendo o seu corpo encontrado após o fim do conflito armado.

Com o fim da guerra, Violet, que sempre esteve acostumada a receber ordens, precisa dar um novo rumo para sua vida. A princípio a jovem começa trabalhando como carteira, entregando cartas nas residências das pessoas. Algo, no entanto, incomoda Violet: ela não consegue entender o significado da expressão "eu te amo", palavras ditas pelo Major Gilbert antes de lhe passar suas últimas ordens.

Na empresa de Hodgins, ao conhecer o serviço das automatas de automemórias, Violet decide querer exercer a profissão. As automatas de automemórias são pessoas que escrevem cartas para outras pessoas, sendo altamente capazes de captar os sentimentos e transferi-los para o papel.

Violet passa então a frequentar aulas em uma escola especializada em formar automatas de automemória. Muito boa em matérias relacionadas com gramática e ortografia, Violet enfrenta dificuldades em construir as cartas, sendo seus primeiros trabalhos mais parecidos com relatórios militares. Apenas com o passar do tempo é que Violet consegue captar a real essência do trabalho desempenhado pelas automatas.

Após se formar, Violet começa uma jornada de autoconhecimento a cada cliente atendido. Passando a ter contato efetivo com as pessoas, Violet começa a amadurecer e entender o seu lado sentimental e emocional, antes ausentes em sua personalidade.


Considerações finais
Contando com apenas 13 episódios e um OVA, Violet Evergarden é um anime sentimental e dramático. Ao mesmo tempo em que Violet começa a entender os sentimentos humanos, o anime gera reflexões sobre inúmeros problemas vivido pelos seres humanos. Os estragos que uma guerra provoca na sociedade também são elementos presentes da narrativa.

Em termos visuais, Violet Evergarden é simplesmente uma obra de arte. O anime é muito bonito e rico em detalhes. A trilha sonora é muito boa e se encaixa bem com o que é proposto. O mesmo não se pode dizer da sua história, que deixa a desejar por não aprofundar e dar sequência em temas apresentados durante alguns episódios, deixando pontas soltas na narrativa.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo