Por que os habitantes de Paititi chamam Lara de Ixik e Ahau?


Em Shadow of the Tomb Raider, quando Lara chega até a cidade de Paititi, ao interagir com os habitantes locais eles constantemente chamam a arqueóloga de "Ixik" e "Ahau". Mas afinal, o que esses termos significam?

Antes de tudo é preciso compreender que as línguas maias formam parte de uma família linguística com várias variantes. Em 1996, a Guatemala reconheceu formalmente a existência de vinte e uma línguas maias, enquanto o México reconhece outras oito. Uma dessas variantes é o Ch'orti' (também chamado Chorti); nela, a palavra "Ixik" significa "mulher".

Já "Ahau" tem o significado de "senhor", "governante", "rei" ou "líder". A palavra é conhecida a partir de várias línguas maias, tanto aquelas em uso no período pré-colombiano quanto suas descendentes contemporâneas (em que pode ser observado algumas pequenas variações). "Ajaw" é a ortografia modernizada na revisão padrão da ortografia maia, apresentada em 1994 pela Academia de Lenguas Mayas de Guatemala. Antes da padronização, era mais comumente escrita como "Ahau", seguindo a ortografia dos maias iucateques do século XVI.

Ao que tudo indica, a equipe de desenvolvimento de Shadow of the Tomb Raider fez a utilização de tais termos para gerar uma melhor contextualização com a temática do game.

Veja mais sobre Shadow of the Tomb Raider:
└ Análise do jogo Shadow of the Tomb Raider
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade