Análise da série Lost (3ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da segunda temporada de Lost.

Almejando resgatar o seu filho e posteriormente fugir da ilha, Michael (Naveen Andrews) aceitou entregar Jack (Matthew Fox), Kate (Evangeline Lilly), Sawyer (Josh Holloway) e Hurley (Jorge Garcia) para os "Outros". Embora o plano de Michael tenha sido descoberto, isso não impediu que os quatro sobreviventes fossem capturados por Ben (Michael Emerson) e seu grupo. O único que foi libertado é Hurley, que recebeu a missão de voltar à praia e avisar o restante para não retornar àquela região.

No início da terceira temporada, um pequeno flashback mostra o exato momento em que os habitantes da ilha viram o avião da Oceanic Airlines desintegrar-se no ar. Ben imediatamente mandou dois de seus homens até os destroços da cauda e da fuselagem da aeronave, o que justifica o desaparecimento de várias pessoas que estavam na parte de trás do avião e a inserção de Ethan (William Mapother) no grupo de Jack como um falso sobrevivente. De volta ao presente, Jack, Sawyer e Kate são levados até uma ilha vizinha, local em que os "Outros" possuem uma instalação. Sawyer e Kate são colocados em jaulas de zoológico e obrigados a trabalhar, ao passo que o médico recebe um tratamento diferenciado, sendo mantido em uma sala fechada, onde tem encontros com Ben e Juliet (Elizabeth Mitchell).


Enquanto isso, Sayid (Naveen Andrews), Jin (Daniel Dae Kim) e Sun (Kim Yoon-jin) seguem com o plano original de tentar surpreender os "Outros" no outro lado da ilha. Como não encontraram ninguém do grupo rival no local anteriormente combinado com Jack, os três preparam uma armadilha para chamar a atenção. Ao descobrir que o trio estava em um barco, Ben manda seus homens irem até a área e pegar a embarcação. O que ele não esperava é que a operação seria um tremendo fracasso e terminaria com um de seus membros baleado.

Quando os "Outros" retornam à segunda ilha com a mulher que havia sido ferida, Juliet rapidamente pede ajuda a Jack. Apesar de também ser médica, ela não era cirurgiã. Jack fez tudo o que podia, mas a falta de bateria no desfibrilador limitou a sua atuação. No momento em que esteve na ala médica, Jack notou a presença de algumas chapas de raio-x e logo percebeu porque estava ali. Depois que o cirurgião dos "Outros", Ethan, foi morto por Charlie (Dominic Monaghan), o grupo não possuía nenhuma outra pessoa capaz de realizar procedimentos cirúrgicos complexos.

Confrontando o líder dos "Outros", o médico menciona que sabia que Ben estava com um tumor na coluna e lembra que ele era a única pessoa naquele lugar que poderia salvá-lo. Topando realizar o procedimento, Jack usa da esperteza e exige, durante a cirurgia, que os seus companheiros fossem imediatamente libertados. Kate e Sawyer recebem o apoio de Alex (Tania Raymonde) para fugir e também a ajudam a resolver uma questão pessoal. No momento em que iam embarcar em uma espécie de canoa, Juliet aparece para ajudá-los a deixar a ilha em segurança, mas não permite que Alex vá junto com eles. Criada por Ben, na reta final do terceiro ano descobrimos que Alex possui uma profunda ligação com outro personagem da história.

Ao se deparar com uma transcrição no cajado de Eko (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Locke (Terry O'Quinn) passa a acreditar que eles conseguirão encontrar o local em que os "Outros" estão instalados. Junto com Sayid, Kate e Rousseau (Mira Furlan), ele chega à estação Chama, onde estava Mikhail (Andrew Divoff), um ex-soldado soviético e membro do grupo de Ben. Explorando a instalação, o quarteto descobre mapas e documentos úteis para guiá-los até um acampamento dos "Outros", lugar em que Jack poderia estar. Esse é apenas o começo de uma série de eventos repletos de surpresas, oportunidade em que passamos a conhecer mais detalhes sobre as pessoas que habitavam a ilha.

No decorrer da temporada, acompanhamos alguns fatos marcantes envolvendo Locke, Desmond (Henry Ian Cusick) e Hurley. Locke não quer sair da ilha e, em uma atitude egoísta, também não permite que os demais sobreviventes deixem o local. Sempre que uma possibilidade de comunicação com o mundo exterior ou uma chance de abandonar o lugar surge, ele encontra uma forma de sabotá-la. Desmond passa a ter visões sobre eventos trágicos ligados a um dos sobreviventes e tenta evitar que eles aconteçam. Já Hurley encontra uma Kombi abandonada no meio da floresta e está disposto a fazer com que ela funcione. Nesse ponto, vale destacar que dois importantes eventos relacionados ao veículo acontecem ao longo do terceiro ano.


Considerações finais
O grande foco da terceira temporada de Lost está nos "Outros", o grupo de pessoas que habitava a ilha antes do avião cair. Durante os vinte e três episódios, descobrimos que de fato coisas sobrenaturais acontecem no local, o que obrigou os humanos a se adaptarem. Em meio aos diversos acontecimentos, Ben se mostra uma pessoa manipuladora e, aos poucos, vai perdendo credibilidade até mesmo entre o seu pessoal.

Nesta temporada temos uma breve participação do brasileiro Rodrigo Santoro, que deu vida a Paulo, um dos sobreviventes da queda da aeronave. O problema é que Paulo e sua amante, Nikki (Kiele Sanchez), nunca tinham aparecido na série, tornando a adição dos dois personagens nessa altura do campeonato um tanto quanto estranha, não condizendo com toda a história que foi construída até aqui.

A atração segue com a mesma estrutura básica vista nos anos anteriores. A novidade fica por conta dos flashforwards introduzidos nos dois últimos episódios, que são realmente surpreendentes. Lost mais uma vez entregou uma boa temporada, com direito a um grande desfecho. Estou curioso para descobrir mais detalhes sobre essa misteriosa ilha.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre Lost:

Análises:
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade