14 de outubro de 2011 começou como um dia normal, mas um acontecimento repentino mudou completamente a vida das pessoas: 2% da população mundial (aproximadamente 140 milhões de pessoas) desapareceram de uma forma repentina e inexplicável. Não se sabe qual foi o paradeiro delas bem como ninguém conseguiu apresentar uma explicação científica para o misterioso evento. Esse é o ponto de partida de The Leftovers, série criada por Damon Lindelof (Lost) e Tom Perrotta, baseada no romance homônimo de Perrotta, conhecido no Brasil como Os Deixados Para Trás.

Três anos depois, as pessoas ainda tentam se recuperar do trauma após terem perdido familiares e pessoas próximas. A pequena cidade de Mapleton, local onde a série é ambientada, não conseguiu retomar sua normalidade e enfrenta muitos problemas: para citar alguns exemplos, cães selvagens vagam pelas ruas, os moradores apresentam comportamentos estranhos e um culto identificado como Remanescentes Culpados (RC) atormentam a vida dos habitantes locais. Quem tenta controlar tudo isso é o chefe da polícia Kevin Garvey Jr. (Justin Theroux), que também tem suas atribulações.

Embora não tenha perdido ninguém no dia da partida repentina, Kevin viu sua família desmoronar após o dia 14 de outubro. Sua mulher, Laurie Garvey (Amy Brenneman), largou tudo para se juntar aos RC. Jill Garvey (Margaret Qualley), sua filha adolescente, embora morre sob o mesmo teto que ele, não tem nenhum tipo de relacionamento profundo com o pai. Já Tom Garvey (Chris Zylka), filho adotivo de Kevin e filho biológico de Laurie, largou a faculdade para ir seguir um profeta conhecido como Santo Wayne (Paterson Joseph). Como se tudo isso não bastasse, seu pai (Scott Glenn), ex-chefe da polícia, está internado em centro de saúde mental depois de ter começado a ouvir vozes.

Assim como o desaparecimento das pessoas, os Remanescentes Culpados são um dos maiores mistérios da primeira temporada da série. Vestindo-se completamente de branco, eles são vistos constantemente fumando. Todos os seus membros moram juntos em uma série de casas vizinhas e eles nunca usam a voz para se expressar. Toda a comunicação é feita por gestos ou escrita, motivo pelo qual eles estão sempre portando um bloco de anotações e caneta. Outra característica do grupo é que eles não são violentos e não agem nem mesmo em legítima defesa. O comportamento dos RC é algo que incomoda bastante a população de Mapleton, que muitas vezes perdem a paciência e partem para as vias de fato. O objetivo do culto é fazer com que as pessoas não se esqueçam das pessoas que sumiram em 14 de outubro.

Outros personagens marcantes da história são o reverendo Matt Jamison (Christopher Eccleston) e Nora Durst (Carrie Coon). O religioso publica panfletos expondo os erros cometidos por muita das pessoas que desapareceram; para Matt, essas pessoas não seriam dignas de terem recebido tal privilégio. As exposições feitas pelo reverendo também geram revolta nas pessoas, fazendo com que ele se torne alvo de agressões. Nora é irmã de Matt e, no dia da partida repentina, perdeu o marido e os dois filhos. Agora vivendo sozinha, Nora tenta encontrar formas de superar a perda da família. Ao longo da temporada ela começa a ter um relacionamento amoroso com Kevin.

O começo de The Leftovers nos deixa bastante confusos. Muitas são as informações fornecidas, mas são poucas coisas fazem sentido na primeira metade da temporada. Nos episódios finais, compreendemos melhor a narrativa que, apesar de complexa, foi muito bem construída até aqui. Somente depois de desenvolve bem a história de seus principais personagens é que a atração mostra em detalhes, no seu penúltimo episódio, o que aconteceu em 14 de outubro. O episódio final, o melhor da temporada, nos coloca dentro de um verdadeiro caos e aprofunda ainda mais nos mistérios da atração.


Considerações finais
Sendo o primeiro trabalho de Damon Lindelof após o fim de LostThe Leftovers guarda poucas semelhanças com a série que se tornou um fenômeno mundial entre 2004 e 2010. Estamos mais uma vez diante de uma obra de ficção científica repleta de mistérios, mas desta vez com uma pegada completamente diferente e uma história muito mais complexa. O desaparecimento de uma quantidade tão grande de pessoas fez com que diversas teorias e crenças surjissem, provocando um verdadeiro caos na sociedade. As pessoas não têm certeza de nada, o que as torna muito mais vulneráveis em acreditar em teorias da conspiração.

Enquanto o elenco desempenha uma ótima atuação, direção e fotografia são muito bem executados e uma bela abertura nos é apresentado, o maior problema da primeira temporada The Leftovers reside na forma com que a história é introduzida para o espectador. Não estou falando da complexidade da narrativa, mas sim do ritmo lento dos primeiros episódios, o que, de cara, pode ser determinante em desencorajar as pessoas a seguirem adiante. Apesar disso, a série da HBO se redime na segunda metade da temporada, entregando uma ótima conclusão para o seu primeiro ano.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre The Leftovers:
└ Análise da série The Leftovers (2ª temporada)
└ Análise da série The Leftovers (3ª temporada)

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