4 motivos para o sucesso de The Mandalorian


The Mandalorian é a primeira série live action do universo de Star Wars. Mesmo tendo saído em uma época em que os fãs estavam completamente divididos em relação ao trabalho da Disney com a franquia, The Mandalorian fez um sucesso estrondoso, surpreendendo os fãs e a crítica, tendo ainda conseguido chamar a atenção de um novo público para Star Wars, o que não acontecia há muito tempo. Sendo lançada em um serviço de streaming muito recente e que ainda está disponível em poucos países, The Mandalorian tornou-se a terceira série mais pirateadas de 2019.

Abaixo, nos listamos quatros motivos para o sucesso do seriado:

Uma série de faroeste
Desde a criação de Star Wars, a inspiração de George Lucas em filmes de faroeste para o desenvolvimento da franquia sempre ficou muito clara, desde o posicionamento da câmera até o comportamento de alguns personagens. Os filmes, no entanto, nunca chegaram a ir muito além de fazer algumas referências ao gênero. Lançado em 2018, Han Solo prometia se aproximar do gênero com que a franquia vinha flertando há décadas, mas tudo acabou indo por água abaixo e, em raros momentos, foi feito um bom uso dessa ideia. Em The Mandalorian o cenário é ligeiramente diferente: como a atração tem uma estrutura que muitas vezes remete aos filmes clássicos de faroeste e o seu protagonista é um caçador de recompensas (que faz quase tudo por dinheiro), a ideia caiu como uma luva e se tornou parte da identidade do seriado.

Independência e familiaridade
The Mandalorian é uma série que funciona de forma orgânica no universo de Guerra nas Estrelas, mas nem por isso deixa de ter a sua independência. Para o espectador que não acompanha Star Wars, alguns momentos podem parecer monótonos, mas para os fãs da franquia o sentimento é diferente, já que informações muito interessantes sobre alguns acontecimentos do universo Star Wars são mostradas nessas cenas. Ainda temos a presença do "Bebê Yoda", que só realmente impactará de forma significativa aqueles que já são fãs da saga. Mesmo com esses momentos mais voltados para quem acompanha a franquia, The Mandalorian consegue agradar de forma eficaz aqueles que estão iniciando sua jornada em Star Wars com o seriado.

Novos ares
Mesmo que Star Wars tenha um extenso universo, com inúmeras histórias para serem contadas, a franquia acaba sempre se focando na família Skywalker e em outras histórias mais independentes que, no fim, acabam totalmente ligadas a já mencionada família. The Mandalorian foi a produção que, enfim, se tornou independente da parte principal da franquia e explorou novos ares, focando em elementos do universo que não tiveram tanto destaque nos filmes ou que tenham sido abordados de forma discreta nas animações. É uma abordagem interessante e que nos faz pensar na quantidade de possibilidades que o universo de Guerra nas Estrelas oferece.

Star Wars de verdade
Apesar de ser uma série mais madura do que a maioria dos filmes da saga e de se distanciar completamente da história dos Skywalker, The Mandalorian ainda tem a identidade de Star Wars. Levando-se em consideração que a Disney tem tido extrema dificuldade em manter a essência da franquia, até mesmo nos filmes da saga principal, não seria difícil imaginar que uma série diferente como The Mandalorian poderia se perder, tornando-se apenas mais um seriado de ficção científica genérico, o que felizmente não aconteceu. Os novos personagens, planetas e criaturas existentes na série combinam perfeitamente com o universo de Star Wars.

Veja mais sobre o universo de Star Wars:

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade