Pensando nas pessoas que possuem limitações que as impedem de usar os controles tradicionais, a Microsoft lançou em 2018 o controle adaptável, um dispositivo que pode ser modificado para atender as necessidades de cada jogador. Esse importante mecanismo de inclusão chegou, nesta terça-feira (20), ao Brasil.

O controle foi idealizado com a ajuda de jogadores com deficiências, sugestões de fãs, orientações de especialistas em acessibilidade e membros da The AbleGamers Charity. A colaboração e trabalho em equipe desses grupos deu origem ao controle adaptável, que permite que mais pessoas possam vivenciar as incríveis sensações que são proporcionadas pelos jogos.

O controle adaptável é um hub unificado para dispositivos, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view. O produto funciona como uma base que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às suas necessidades. O produto tem conectores de 3,5 mm e portas USB, além de ser carregado por meio de cabo USB-C incluso ou adaptador de energia, este último vendido separadamente.


"A Microsoft busca desenvolver soluções e produtos acessíveis com o objetivo de empoderar as pessoas com deficiência. A empresa conta com recursos de acessibilidade em todos os produtos e serviços, graças à adoção do Design Inclusivo, e esse novo controle adaptável vai ao encontro do nosso propósito de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais", destaca Gabriela Magalhães, líder do pilar de acessibilidade na Microsoft. 

"No mundo dos jogos a inclusão começa permitindo que todos participem e isso significa tornar nossos produtos acessíveis a todos. Por isso, nós faremos a doação de controles adaptáveis para organizações sem fins lucrativos, entre elas a AACD e AbleGamers", comentou Bruno Motta, gerente sênior do Xbox no Brasil.

Compatível com o Xbox Series, Xbox One e PC, o controle adaptável está disponível no Brasil pelo valor de R$ 999.