Max: assinantes do Multitelas com desconto de 50% serão migrados para plano inferior


Nesta terça-feira (27) a HBO Max se tornou Max no Brasil, migrando todos os seus assinantes para a nova plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery. Os clientes manterão os mesmos recursos dos seus planos atuais por um período limitado e depois serão transferidos para as novas modalidades. Com a mudança, os usuários que têm o desconto de 50% no valor da assinatura no plano Multitelas perderão acesso a algumas funcionalidades, já que serão migrados para um plano inferior.

Apenas para recapitular, quando a HBO Max foi lançada no Brasil, em 29 de junho de 2021, a plataforma disponibilizava duas modalidades de assinatura: Mobile e Multitelas. O plano Multitelas era o melhor disponível na época, oferecendo acesso a conteúdo em 4K, áudio Dolby Atmos e permitindo até três telas simultâneas.


Na ocasião, os clientes que aderissem à plataforma entre 29 de junho a 31 de julho de 2021 teriam direito a promoção de lançamento, que oferecia 50% de desconto no preço da assinatura mensal, oferta válida enquanto a assinatura for mantida.


Com a chegada da Max, os assinantes do Multitelas manterão os seus benefícios por tempo limitado e posteriormente serão transferidos para o plano Standard, que não oferece os mesmos recursos. O cliente, que antes tinha acesso a resolução 4K, áudio Dolby Atmos e até três telas simultâneas, passará a ter a sua disposição a resolução Full HD, áudio padrão e até duas telas ao mesmo tempo. O desconto de 50%, por sua vez, será mantido.

O grande problema é que o usuário que possui o desconto de 50% não pode alterar a modalidade da sua assinatura, ou seja, não poderá migrar para o plano Platinum da Max e continuar acessando conteúdos em 4K, áudio Dolby Atmos e três telas simultâneas. A própria empresa confirmou isso no X (antigo Twitter).


A impossibilidade de alteração no plano da assinatura está nos termos de uso da promoção: "Se a qualquer momento você cancelar sua assinatura, alterar seu plano de assinatura ou se você não manter mais uma forma de pagamento válida cadastrada, perderá o benefício desta oferta promocional.". Cabe mencionar que a HBO Max nunca teve um plano chamado Standard como consta nos termos e condições da promoção.


Em fevereiro de 2023, quando a plataforma de streaming extinguiu a modalidade Mobile, o Multitelas passou a ser o único plano disponível para assinatura, conforme se pode ver na imagem abaixo.


O último aumento de preço, ocorrido em 30 de março de 2023, é bem claro quanto a modalidade de assinatura: "plano multitelas", e não Standard.


Observando os termos e condições da promoção, sem sequer fazer análise dos direitos do consumidor, se o cliente com o desconto de 50% não pode mudar para o plano Platinum, que em tese seria o mais próximo do Multitelas, poderia a plataforma unilateralmente migrá-lo para um plano com recursos inferiores aos atuais?

Recursos de cada plano
  • Multitelas na HBO Max:
    • Resolução máxima: 4K com HDR
    • Quantidade de telas ao mesmo tempo: 3
    • Áudio Dolby Atmos: Sim
    • Quantidade de downloads para ver off-line: 30
  • Standard na Max:
    • Resolução máxima: Full HD sem HDR (inferior ao Multitelas)
    • Quantidade de telas ao mesmo tempo: 2 (inferior ao Multitelas)
    • Áudio Dolby Atmos: Não (inferior ao Multitelas)
    • Quantidade de downloads para ver off-line: 30 (equivalente ao Multitelas)
  • Platinum na Max:
    • Resolução máxima: 4K com HDR
    • Quantidade de telas ao mesmo tempo: 4
    • Áudio Dolby Atmos: Sim
    • Quantidade de downloads para ver off-line: 100

O plano Standard da Max se equipara ao Multitelas da HBO Max apenas na quantidade de downloads, todas as demais funcionalidades são inferiores.

E agora, o que fazer?
Os clientes que se sentirem lesados devem procurar os órgãos de proteção e defesa do consumidor para formalizarem suas reclamações.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade