Microsoft pressiona divisão Xbox a aumentar sua margem de lucro

Uma reportagem publicada ontem (23) pelo Bloomberg revelou que a Microsoft está exigindo que a sua divisão de games apresente margens de lucros bem acima da média do setor, o que justifica uma série de decisões estranhas que a empresa vem adotando recentemente.
Segundo a reportagem, os executivos da companhia estabeleceram uma meta geral de 30% de “margens de responsabilidade”, um termo que a Microsoft usa em vez de margens de lucro, de acordo com pessoas familiarizadas com a empresa.
Em razão disso, a gigante de Redmond realizou o cancelamento de jogos, demitiu milhares de funcionários, aumentou o preço dos seus consoles e recentemente do seu serviço de assinatura.
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A margem de lucro média na indústria de videogames nos últimos anos variou entre 17% e 22%, segundo estimativas da S&P Global Market Intelligence, enquanto ficou entre 10% e 20% nos últimos seis anos no Xbox. Conforme destaca o Bloomberg, documentos judiciais de 2023 revelaram que a divisão de jogos da Microsoft teve uma margem de lucro de 12% nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2022.
No passado, os desenvolvedores de jogos da divisão Xbox não precisavam atingir metas numéricas específicas e eram amplamente orientados a se concentrar em criar os melhores jogos possíveis sem se preocupar muito com as finanças, disseram pessoas ouvidas pela reportagem. A nova meta foi implementada no outono de 2023 por Amy Hood, diretora financeira da Microsoft, cuja equipe assumiu um papel mais importante na divisão de jogos nos últimos anos.
Nem todos os projetos devem atingir o limite de 30% de lucro, mas muitos desenvolvedores e grupos do Xbox foram apresentados à nova meta. Isso explica a mudança vista na política de lançamentos da companhia, que agora disponibiliza seus jogos first party em consoles da Sony e Nintendo.
No futuro, jogos que são baratos de fazer ou considerados mais propensos a gerar lucros significativos podem ter prioridade sobre apostas mais arriscadas, enquanto a divisão de hardware do Xbox, que atualmente passa por dificuldades, pode enfrentar uma reformulação significativa. Em uma entrevista recente ao Mashable, a presidente do Xbox, Sarah Bond, disse que o próximo console da empresa será “uma experiência muito premium e de altíssima qualidade”.
“Olhamos para o negócio como um todo, equilibrando criatividade, inovação e sustentabilidade em um portfólio diversificado de ofertas”, disse o porta-voz do Xbox ao Bloomberg. “Como em qualquer negócio criativo, às vezes isso significa tomar decisões difíceis e interromper o trabalho em coisas que não estão mais funcionando por diversos motivos, e redirecionar recursos para projetos que estão mais alinhados com nossa direção e prioridades.”
Com uma meta difícil de ser atingida, um console que vem se tornando cada vez menos atrativo no mercado e serviços cada vez mais caros, a Microsoft não parece ter uma tarefa muito simples quando olhamos para o futuro do Xbox.