Você sabe que o Xbox 360 está com algum erro quando ao ligar o console ele apresenta as famosas luzes vermelhas (red light) no anel de luz.

Como descobrir o código de erro do Xbox 360?
Para saber qual erro está acontecendo, vamos utilizar o código de manutenção. Ligue o Xbox 360 e espere ascender a(s) luz(es) vermelha(s) de erro. Feito isso, pressione os botões sync [botão ))) ] e eject [botão que você aperta para abrir a bandeja de DVD] juntos. Tire o dedo e o primeiro número do código aparecerá, conforme você pode ver na lista abaixo. Você tem que repetir essa operação 4 vezes para ter o número completo do erro.

1 luz pisca: nº 1
2 luzes piscam: n° 2
3 luzes piscam: n° 3
4 luzes piscam: n° 0

Observe o vídeo abaixo e compreenda melhor:


São vários os códigos de erros. Confira abaixo a lista com os erros mais comuns:

0001: Problema com o fornecimento de energia
0002: Problema com placa de rede
0003: Problema com o fornecimento de energia
0010: Problema com a solda no southbridge
0011: Problema de aquecimento no processador central
0012: Problema de aquecimento no processador gráfico
0013: Problema de aquecimento na memória RAM
0020: Problema de mau funcionamento do processador gráfico
0021: Pode ser causado pelo drive de DVD ou problemas com o processador gráfico
0022: Problema de mau funcionamento do processador central
0023: Erro desconhecido
0030: Problema com o controle de temperatura do console
0031: Erro desconhecido
0032: Erro desconhecido
0033: Erro desconhecido
0100: Erro desconhecido
0101: Erro desconhecido
0102: Erro generalizado (processador central, processador gráfico e memória RAM) causado pelas soldas frias
0103: Problemas com as soldas do processador gráfico
0110: Problema de mau funcionamento da memória RAM
0200: Erro desconhecido
0203: Problema de aquecimento no processador gráfico, possivelmente pasta térmica
1000: O sistema básico do console não pode ser iniciado por conta de um upgrade mal feito
1001: Problema causado por firmware danificado do drive de DVD
1002: Problema causado por firmware danificado do drive de DVD 
1003: Problema causado pelo mau funcionamento interno do disco rígido
1010: Problema causado pelo mau funcionamento interno do disco rígido
1011: Erro desconhecido
1012: Erro desconhecido
1013: O sistema básico do console não pode ser iniciado por conta de um upgrade mal feito
1020: Erro desconhecido
1021: Erro desconhecido
1022: Problema causado pelo chip de escalonamento de imagem chamado Ana/Hana ou pelo processador gráfico
1023: O drive de DVD não está conectado à placa-mãe do Xbox 360
1030: Problema com chip que controla a placa de rede
1031: Problemas com a memória RAM
1032: Erro desconhecido
1033: Problema relacionado o processador central/gráfico e com a fonte de energia
1100: Problema com o resistor R3T6 e a nova dashboard, a New Xbox Experience.
1102: Problema na GPU ou nos componentes de alimentação da GPU.


Erros que aparecem na tela ao ligar o Xbox 360
Além dos erros que são identificados por meio do código de manutenção, existem outros problemas que são mostrados pelo Xbox 360 quando o console é ligado. Nesses casos, apenas uma luz vermelha fica acesa.

Veja os mais comuns:

Erro E64: Erro no drive de DVD. Possivelmente firmware inexistente ou incorreto
Erro E65: Erro no drive de DVD. Possivelmente firmware inexistente ou incorreto
Erro E66: Problema com o drive de DVD diferente da especificada pela Microsoft. Por exemplo, placa-mãe baseada em drive Samsung, mas com um leitor da Hitachi
Erro E67: Problema de mau funcionamento interno do disco rígido
Erro E68: Problema com insuficiência de alimentação elétrica. Muitos dispositivos podem estar conectados ao console
Erro E69: Problema de mau funcionamento interno do disco rígido
Erro E71: Problema com atualização de dashboard
Erro E72: Erro com o chip que armazena a dashboard
Erro E73: Problema causado pela placa de rede defeituosa
Erro E74: Problemas com o cabo AV, na solda fria do processador gráfico ou com o chip de escalonamento de imagem Ana/Hana.
Erro E76: Problema causado pela placa de rede defeituosa
Erro E79: Problema com arquivos corrompidos no disco rígido
Erro E80: Problema com o resistor R3T6 e a nova dashboard, a New Xbox Experience
Erro E82: Problema na GPU ou nos componentes de alimentação da GPU.


Procedimentos para tentar solucionar os problemas:
Seções 1,2,3 e 4 estão vermelhas: O cabo de AV está com problemas ou não pode ser detectado
Procedimentos:
- Verifique se o cabo AV está corretamente conectado no seu console
- Desconecte o cabo AV do aparelho e em seguida reconecte ele novamente
- Se as 4 luzes vermelhas continuarem a piscar, tente limpar com um pano seco a parte metálica no cabo do seu conector
- Se o cabo estiver corretamente conectado e as 4 luzes vermelhas ainda estiverem piscando, procure então testar usando um outro cabo de AV ou VGA

Seções 1,3 e 4 estão vermelhas: Falha no hardware
Procedimentos:
Tente reiniciar o console. Se ao reiniciar o problema não for solucionado, faça o seguinte:
1. Desligue o aparelho.
2. Desconecte o cabo de força e o cabo AV do aparelho.
3. Reconecte os cabos com firmeza.
4. Ligue novamente o console.

Se os procedimentos anteriores não resolverem, desligue o console e remova o HDD (disco rígido). Feito isso, ligue novamente o 360 e veja se o problema foi resolvido. Caso não tenha sido, tente então botar novamente o HDD no console, religue o aparelho e veja se as 3 luzes vermelhas pararam de aparecer. 

Verifique também a luz da fonte do aparelho: quando você liga o console ela verde enquanto as 3 luzes vermelhas do anel estiverem piscando.

Seções 1 e 3 estão vermelhas: Aquecimento
Procedimentos:
1. Desligue o Xbox 360 e espere por ele esfriar por completo.
2. Verifique se o aparelho está em local bem ventilado e se o cooler está funcionando.
3. Após esfriar, ligue o console novamente.

Seção 4 está vermelha: Erro com o hardware
O que pode ser:
1. Erro E65, E67, E68, E69, E74
2. Gpu com solda fria ou defeito no chip Ana ou Hana: nesse caso, só uma nova solda da GPU ou um novo chip Ana/Hana 

Caso o problema persista, verifique se o aparelho esta na garantia e efetue a troca por um novo. Caso contrário, procure um técnico especializado no assunto.

Créditos [1] [2]