Se nas duas primeiras temporadas Norman (Freddie Highmore) já dava indícios de sua psicose, o seu quadro agrava muito nesta terceira temporada. Aqui, ele consegue ter vagas memórias de suas ações nos momentos de apagão, ao mesmo tempo que não consegue distinguir as criações de sua mente da realidade. Fato é que nos momentos em que Norma é mais agressivo, a voz e a fisionomia de sua mãe estão sempre presentes na sua mente. Vemos também Norman encarnando Norma (Vera Farmiga), o que inclui o comportamento e o uso de suas roupas; um fato isolado, semelhante a este, aconteceu na temporada passada, quando Norman confrontou Caleb (Kenny Johnson). Em outros trechos, Bates Motel mostra o jovem Norman sentido atrações por sua mãe. Apesar de serem muito unidos, Norman passa a enfrentar um dilema ao querer se afastar de Norma e ser mais independente (argumentando que a relação deles já não é mais a mesma), ao mesmo tempo em que ele não tem segurança para seguir sua vida sozinho.

Passada a temporada de verão, as coisas voltam a ficar monótonas no Motel Bates. A temporada se inicia com Dylan (Max Thieriot) encontrando sua mãe dormindo com seu irmão na mesma cama. Dylan avisa a Norma que isso não é normal e lembra a mãe que Norman já possui dezoito anos. O retorno de Norman à escola é bem emblemático, começando pelo fato dele não querer descer do carro da mãe. No intervalo, quando ia começar a lanchar, Norman enxerga sua antiga professora Blaire Watson (Keegan Connor Tracy) e, assustado, abandona a escola. Diante desse acontecimento, Norma decide deixar o filho a estudar em casa. Emma (Olivia Cooke) também larga a escola e passa a estudar com Norman. Norman pede Emma em namoro, mas o relacionamento dos dois não vai para frente, já que Norman sempre tem outros pensamentos quando está com ela, o que os deixa distantes um do outro.

Quando Norma recebe a notícia do falecimento de sua mãe, ela assume comportamentos diferentes perante os seus filhos. Ao contar a notícia para Norma, ela diz não se importar com a morte da mãe, mas quando informa a Dylan o ocorrido, Norma não consegue controlar suas emoções. A morte da mãe de Norma traz outro personagem de volta para a série: Caleb retorna a cidade e tenta a criar um relacionamento com Dylan, agora sua única família. Junto com Gunner (Keenan Tracey), ele passa a ajudar Dylan na construção de um celeiro na sua fazenda. Com a ajuda de Dylan, Caleb também tenta se reconciliar com a irmã, mas acaba causando um surto terrível em Norma. A reaproximação de Caleb com sua família é uma situação muito complicada, principalmente em razão de suas atitudes no passado.

Depois que a polícia antidrogas esteve em White Pine Bay e acabou com todo o esquema de maconha da região, Romero (Nestor Carbonell) tenta convencer Dylan a tomar conta das operações ilegais de drogas no local, mas Dylan quer cultivar maconha apenas para fins medicinais. Como depois de anos o comércio de drogas na cidade parece estar em baixa, essa parte da história acaba dando espaço para a subtrama envolvendo Bob Paris (Kevin Rahm), dono do Arcanum Club e amigo de infância do xerife Romero, e sua busca incansável por um pendrive que contém informações sigilosas sobre o tráfico de drogas na região. O objeto acaba parando nas mãos de Norma e ela agora vai querer algo em troca. Acontece que Norma não tem a mínima noção de onde está se metendo. As negociações entre Norma e Bob gira em torno de várias exigências, dentre elas a construção de uma piscina.

Uma nova misteriosa hóspede do motel acaba chamando a atenção de Norman: Annika (Tracy Spiridakos) diz estar na cidade para uma festa. Norman se oferece para trocar a luz queimada do seu quarto e, pouco depois, é pego pela mãe olhando pela janela enquanto Annika se trocava. Quando Annika vai até o escritório pedir informações sobre um restaurante, Norman se oferece para ir com ela até a cidade para lhe mostrar a localização. No meio do trajeto, os dois conversam e Annika revela para Norman que ela é uma profissional do sexo. Mais tarde, Norman chega sozinho ao motel com o carro de Annika. Ao descobrir que Norman foi a última pessoa vista com Annika ates do seu desaparecimento, Norma coloca em sua cabeça que ela poderia ter sido mais uma vítima de seu filho.

Para completar os pontos centrais da terceira temporada, temos também a volta de Norma aos estudos. Ela decide cursar administração e, logo no primeiro dia, acaba entrando na sala errada. Norma vai parar em uma aula de psicologia, momento em que temos uma cena muito engraçada em que ela se recusa a dar seu lugar ao professor James Finnegan (Joshua Leonard). Apesar de seu comportamento, James acaba se aproximando de Norma. De forma indireta, James acaba sofrendo as consequências da turbulenta vida de Norma. O que vemos em toda a terceira temporada é uma Norma muito preocupada com o filho, mas o medo de ser separada de Norman a impede de procurar uma assistência médica adequada. Com isso, ela acaba guardando tudo consigo mesmo.


Considerações finais
Enquanto as subtramas da terceira temporada são mais fracas do que as vistas na temporada anterior, a história principal de Bates Motel tem uma alavancada. Os problemas mentais de Norman se afloram e ele fica cada vez mais descontrolado, ao ponto das pessoas terem que partir para agressões para que ele desmaie e se acalme. A dupla Vera Farmiga e Freddie Highmore está mais uma vez impecável. Max Thieriot e Nestor Carbonell novamente também se destacam em razão da importância que seus personagens tem em razão dos vários problemas que surgem ao longo da temporada.

A parte técnica de Bates Motel continua incrível, o que resulta em ótimas cenas, seja em ambientes internos ou externos. Os ângulos de filmagem escolhidos ajudam a representar bem aquilo que está sendo retratado pela atração. A mescla de presente e passado continua sendo um elemento marcante da série. Mesmo com algumas falhas, Bates Motel teve um bom desenvolvimento e entregou um grande episódio final. Se seguirmos nesse mesmo ritmo, a quarta temporada certamente entregará cenas insanas para o telespectador.