Minecraft e a lenda de Herobrine


Uma entidade misteriosa com olhos completamente brancos que aterroriza os mundos single player de Minecraft: esse é Herobrine, uma das maiores lendas dos videogames. Sua história começa bem no início da existência do Minecraft, quando um jogador afirmou ter visto na neblina de seu mundo uma criatura diferente de qualquer animal ou monstro do jogo. Se tratava de um personagem com a skin padrão do player, mas que tinha olhos completamente brancos, diferente do azul tradicional.  

Mesmo tendo estranhado o ocorrido, o jogador seguiu naquele mundo, porém coisas estranhas começaram a acontecer. Túneis nas montanhas do jogo apareceram, pirâmides de areia foram criadas e árvores com folhas completamente cortadas foram encontradas. Nada disso era normal, afinal não existem criaturas capazes de construir e quebrar blocos no jogo - o único que tem esse poder é o jogador.  

Curioso com o que havia acontecido, o usuário resolveu criar um tópico sobre esses estranhos acontecimentos em um fórum de discussão da internet. Para sua surpresa, logo depois de postar seu relato, o tópico acabou sendo deletado. Ao tentar novamente publicar seu relato, o mesmo aconteceu; desta vez, além de ter sua postagem deletada, o jogador também recebeu uma mensagem privada de um indivíduo que lhe pediu para parar de tentar postar aquilo. Esse usuário se chamava Herobrine.  

Sem entender nada dessa situação, o jogador tentou visitar o perfil do tal Herobrine para ver quem ele era, mas a conta parecia não existir mais no site. Tempo depois, esse mesmo jogador recebeu um e-mail de um usuário que afirmava já ter visto aquela criatura misteriosa em seu mundo e dizia conhecer outras pessoas que tiveram experiências parecidas. Depois de muita pesquisa, os dois descobriram que a conta do tal Herobrine era usada por um jogador Sueco, que seria o falecido irmão do criador de Minecraft: Notch.  


Todo esse relato foi publicado no 4Chan, mas inicialmente teve um baixo alcance. Tempos depois é que a lenda começou a se popularizar, quando mais jogadores trouxeram novos textos e vídeos de supostas aparições de Herobrine em seus mundos. Então, várias histórias foram surgindo. Muitos diziam que Herobrine era o espírito do irmão morto de Notch, que havia de alguma forma se personificado no jogo; outros argumentavam que tudo isso se tratava de algum erro na programação do game. Haviam ainda aqueles que não acreditavam na existência de Herobrine.  

Formas de encontrar o Herobrine se tornaram muito populares na comunidade de Minecraft. Diversos tutoriais que ensinavam como invocar a criatura fazendo algum tipo de totem viralizaram na rede. A ideia de que Herobrine apareceria se você jogasse o Minecraft no modo difícil por 200 horas sem morrer também foi ganhando fama, mas nada sobre isso jamais foi confirmado e a maioria dos vídeos mostrando a criatura aparecendo eram forjados com o uso de mods.  

Todo esse mistério foi ganhando uma força inacreditável e então surgiram vários grupos de jogadores dedicados a descobrir a verdade sobre o Herobrine. O código fonte do jogo foi completamente vasculhado, mas nada referente à criatura foi encontrado. Então alguns players resolveram perguntar diretamente ao criador do Minecraft sobre o "monstro". Para a infelicidade dos fãs da lenda, Notch disse que não tinha nenhum irmão morto e que toda essa história de Herobrine era falsa, dando um ponto final no tema.  


Mesmo sabendo que toda essa história não é verdadeira, existiu sim algo que podia ser confundido com o Herobrine no jogo. Nas mais antigas versões de Minecraft, havia um monstro com uma aparência idêntica à do jogador: ele nascia naturalmente no jogo, mas não quebrava ou colocava blocos. Logo essa criatura foi retirada do game, mas permaneceu em seus códigos, podendo ser gerada com uso de trapaças e quem sabe nascer naturalmente através de algum bug. Seus olhos eram como os do jogador, porém não é impossível que uma falha visual ou o cenário do jogo os fizessem parecer completamente brancos. Não há nada certo, mas pode ser que a lenda de Herobrine tenha surgido dessa criatura e depois tomado a forma que conhecemos hoje. 

Atualmente, Herobrine é quase como uma piada dentro do estúdio de Minecraft. Em todo patch de atualização, a informação de que a criatura foi removida é colocada, além de que em várias artes oficiais do jogo ele aparece escondido. À proporção que a lenda ganhou é simplesmente inacreditável e não é improvável que um dia Herobrine chegue a Minecraft, afinal, o personagem é um dos maiores ícones do jogo e os desenvolvedores nunca excluíram a possibilidade de adiciona-lo oficialmente.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade