Análise do livro Se Houver Amanhã


Tracy Whitney é uma moça jovem, que trabalha em um banco na Filadélfia e está grávida e noiva de Charles Stanhope III, filho de uma família rica. Tracy estava realmente com muita sorte, mas sua vida começou a mudar de rumo com a morte de sua mãe. Ao retornar a Nova Orleans, para realizar o funeral, Tracy descobre que um integrante da máfia, Joe Romano, deu um golpe na empresa de sua mãe, fato que a levou a cometer suicídio.

Valente, Tracy decide ir tirar satisfações com o próprio Joe Romano, mas acaba se envolvendo em uma armadilha, sendo condenada a 15 anos de prisão, por roubo e tentativa de homicídio. O fato gerou comentários na mídia do mundo inteiro. Dento da penitenciária, Tracy tentou fazer contato com Charles, que não deu atenção a moça, deixando-a abandonada. Na prisão, Tracy acabou conhecendo criminosas muito violentas; a jovem foi violentada e estuprada por algumas detentas, o que causou a perda do filho que ela estava esperando.

Sozinha, sem nenhum apoio, Tracy decide recomeçar sua vida ali mesmo, dentro da penitenciária. O sentimento de vingança ainda existia: ela tinha a intenção de ir atrás de todos aqueles que a colocaram naquela situação. Ao se impor diante as suas companheiras de cela, ela acaba ganhando a amizade de Ernestine Littlechap, a presa mais respeitada do presídio. Ernestine protege Tracy dos assédios sexuais de Big Bertha, presa homossexual e líder de um grupo rival.

Devido ao seu bom comportamento durante os anos em que ficou presa, Tracy recebe um cargo que causaria inveja em muitas detentas: o diretor do presídio a escolheu para ser babá de sua filha, Amy, uma menina que segue todo dia a mesma rotina, o que inclui um sono após o almoço, oportunidade ideal para Tracy tentar uma fuga. No dia planejado para executar o plano de fuga, Tracy se vê obrigada a abandoná-lo para salvar a vida Amy, que acaba caindo em um lago artificial. Com tal ato, Tracy acaba recebendo perdão, sendo colocada em liberdade. Com a ajuda das amizades feitas na prisão, principalmente a de Ernestine Littlechap, a jovem agora tem uma longa lista de acerto de contas: Joe Romano, o chefe da da máfia Anthony Orsatti, seu advogado Perry Pope, o juiz Henry Lawrence, e seu ex-noivo Charles Stanhope III.

Tentando reconstruir sua vida, Tracy tenta recuperar o seu antigo emprego, mas não obtêm sucesso. Devido a sua ficha criminal, Tracy também não consegue um novo emprego. A sorte começa a ficar do deu lado quando uma pessoa lhe indica uma joalheria que ajuda ex-presidiárias; Tracy vai até o local e recebe uma proposta de Conrad Morgan para se tornar uma ladra profissional. A princípio, Tracy recusa a oferta e tenta novamente conseguir um emprego honesto, mas quando seu dinheiro acaba, a moça se vê em um beco sem saída e acaba aceitando o trabalho.

Sua vida então sofre uma profunda transformação: a jovem começa a ganhar prestigio na alta sociedade, conhecendo milionários de diversas partes do planeta. Para cada encontro, ela assume uma nova personalidade, ficando muito atenta em tudo o que acontece ao seu redor. Tracy põe em prática planos de tirar o fôlego, conseguindo entrar em locais de altíssima segurança e executar furtos fantásticos. Apesar dos riscos, Tracy só aceitava executar golpes contra ricaços com o nome podre, visando não atingir pessoas inocentes. Durante a execução dos golpes, Tracy conhece Jeff Stevens, outro ladrão profissional. Tracy e Jeff Stevens chegam a trabalhar juntos em alguns furtos, mas o ponto alto aqui é uma rivalidade de exite entre os dois personagens: um tentando adivinhar qual vai ser o próximo passo do outro, já que em muitas das vezes eles tinham o mesmo objetivo. Mas a relação entre os dois vai muito além de uma simples disputa...

Considerações finais
Se Houver Amanhã é uma obra do escritor Sidney Sheldon. É impossível não se envolver e ficar comovido com a história da Tracy Whitney, que passa por várias mudanças de vida no desenvolver da história. O suspense criado pelo autor torna as reviravoltas da trama ainda mais impactantes, sendo possível sentir na pele os vários momentos vividos pela personagem, graças a forma como cada cena é apresentada para o leitor.

O livro tem uma literatura pesada (como palavrões, envolvimentos sexuais) nos momentos em que a personagem tem uma passagem por um presídio. Pode até parecer que não, mas esta linguagem pesada acrescenta e muito na narrativa da obra. O desfecho do é fantástico, e se encaixa totalmente com a proposta do livro. A primeira reação que se têm ao concluir o livro é um gostinho de quero mais.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente

➜ Você pode ler análises de outros livros clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade